Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Expectativa de inflação na zona do euro bate nova máxima em 7 anos

    O resultado ultrapassa a meta do Banco Central Europeu (BCE)

    Por Abhinav Ramnarayan, da Reuters

    As expectativas de inflação na zona do euro entre investidores em títulos bateram uma nova máxima em sete anos, de 2,0509%, nesta terça-feira (26) ultrapassando a meta do Banco Central Europeu (BCE) devido à alta dos preços do petróleo e a restrições na cadeia de abastecimento em todo o mundo.

    Os preços do petróleo atingiram picos em vários anos nesta semana, com a oferta global apertada e o fortalecimento da demanda por combustível sustentando os preços.

    Isso se soma a vários meses de leituras de alta inflação na zona do euro e em outros lugares, levando a especulações de que o estímulo da era pandêmica oferecido pelo BCE é insustentável.

    Um importante indicador do mercado das expectativas de inflação de longo prazo para a zona do euro –o swap de inflação a termo de cinco e cinco anos– abriu nesta terça-feira em 2,0509%, maior valor desde setembro de 2014 e acima da meta do BCE, de 2%.

    Em outros lugares, as taxas de inflação implícita para dez anos nos EUA subiram para cerca de 2,66%, níveis mais altos desde junho de 2006, enquanto os rendimentos reais alemães caíram para uma nova mínima de -2,00%.

     

     

    Tópicos