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    Evergrande quer desistir de construir casas para focar em carros elétricos

    Presidente do grupo, Xu Jiayin, disse na sexta-feira que a empresa quer fazer dos veículos elétricos seu principal negócio em uma década, segundo a mídia estatal chinesa

    A Evergrande está começando a saldar suas dívidas vencidas e reiniciar projetos imobiliários paralisados. Agora, o empreendedor chinês em apuros está sinalizando que deseja abandonar o setor de moradias e se concentrar nos carros.

    O presidente do grupo, Xu Jiayin, disse na sexta-feira que a empresa quer fazer dos veículos elétricos seu principal negócio em uma década, segundo a mídia estatal chinesa.

    Evergrande não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da CNN Business sobre os comentários de Xu.

    Os comentários – supostamente falados durante uma reunião interna em Evergrande, de acordo com o 21st Century Business Herald, estatal – vêm enquanto a empresa demonstra algumas tentativas de voltar a ter uma base sólida.

    A empresa disse em um comunicado no domingo que retomou os trabalhos em mais de 10 projetos habitacionais no sul da província de Guangdong, que serão entregues aos compradores “um após o outro”.

    Ela também fez um pagamento de juros importantes no final da semana passada, o que permitiu que ela ficasse fora da inadimplência formal, de acordo com a mídia estatal chinesa.

    Em comentários citados pela mídia estatal, Xu garantiu que a empresa poderia voltar aos trilhos reiniciando os trabalhos e retomando as vendas, o que, segundo ele, permitiria a Evergrande pagar fornecedores, investidores e financeiros

    O comunicado da empresa no domingo também disse que os projetos em Guangdong estão em “pleno andamento”. Ele disse em um comunicado separado no WeChat que a construção de mais de 40 projetos habitacionais na região do Delta do Rio das Pérolas – que fica em Guangdong – está “ocorrendo sem problemas”.

    A segunda maior incorporadora da China ainda tem enormes problemas para enfrentar. Ele está se curvando sob dívidas de mais de US$ 300 bilhões e enfrenta uma onda de prazos de pagamento de juros iminentes.

    Cumpriu o prazo da semana passada para pagar US$ 83,5 milhões em juros sobre um título em dólares americanos, mas isso foi no final de um período de carência de 30 dias. Outra carência de pagamento de juros de US$ 47,5 milhões termina nesta sexta-feira.

    Enquanto isso, os esforços para vender alguns de seus negócios por dinheiro não estão indo bem. Na semana passada, Evergrande disse que cancelou um acordo para vender o controle acionário de sua unidade de gerenciamento de propriedades a um desenvolvedor chinês rival, a Hopson. Esse negócio foi avaliado em cerca de US$ 2,6 bilhões.

    Desafio

    Um pivô para veículos elétricos também seria um desafio. A subsidiária responsável por essa parte do negócio, China Evergrande New Energy Vehicle Group, ainda não entregou um único carro.

    Os carros nem mesmo são a maioria de seus negócios, já que a gestão de saúde domina suas vendas, de acordo com os resultados preliminares da subsidiária em junho. (A empresa era anteriormente chamada Evergrande Health Industry Group, mas mudou seu nome no ano passado para refletir sua nova prioridade.)

    No mês passado, a montadora de carros elétricos reconheceu que estava tendo problemas para pagar os fornecedores e cancelou os planos de vender novas ações. As tentativas de vender parte de uma participação no negócio de veículos elétricos para aliviar a crise de dívida da empresa como um todo também não se concretizaram.

    Mesmo assim, Evergrande sinalizou metas ambiciosas para seu negócio de veículos elétricos. No ano passado, Xu prometeu que a empresa venderia 1 milhão desses carros até 2025.

    E no início deste mês, o presidente da unidade de veículos elétricos, Liu Yongzhuo, disse que a empresa entregaria seu primeiro carro no início de 2022, segundo um comunicado.

    Uma mudança na estratégia também colocaria Evergrande em alinhamento com algumas das maiores prioridades de Pequim.

    Enquanto o governo reprime o setor imobiliário, ele também tenta aumentar a produção de veículos elétricos no maior mercado de automóveis do mundo.

    Pequim ofereceu subsídios a fabricantes e compradores de automóveis e deseja que os veículos com energia nova representem 20% das vendas totais de carros novos até 2025, ante o nível atual de cerca de 5%.

    Os investidores aplaudiram na segunda-feira o otimismo de Xu. As ações da unidade de veículos elétricos aumentaram mais de 11% na segunda-feira. Mas a ação ainda está 87% abaixo deste ano.

    (Texto traduzido. Clique aqui para ler o original em inglês)

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