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    Europa vai investigar apoio da China a fabricantes de veículos elétricos após aumento das importações

    Investigação da Comissão Europeia poderá levar à imposição de tarifas maiores sobre as importações de carros elétricos chineses

    James FraterMark Thompsonda CNN

    A União Europeia (UE) vai iniciar uma investigação sobre o apoio estatal da China aos fabricantes de veículos elétricos, uma vez que o aumento das importações dos automóveis chineses alimenta receios quanto ao futuro dos fabricantes europeus.

    Em reunião do parlamento europeu nesta quarta-feira (13), a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que o continente estava aberto à competição, mas “não a uma corrida ao fundo do poço”.

    “Os mercados globais estão agora inundados com carros elétricos mais baratos e os seus preços são mantidos artificialmente baixos por enormes subsídios estatais”, disse von der Leyen.

    “Portanto, posso anunciar hoje que a comissão está lançando uma investigação anti-subsídios sobre veículos elétricos provenientes da China”, completou.

    A Europa cobra um imposto de 10% sobre os carros importados da China. Comparado com a taxa de 27,5% cobrada nos Estados Unidos, os fabricantes chineses aproveitaram a vantagem para conquistar uma posição significativa e em rápido crescimento no mercado europeu.

    As empresas chinesas exportaram quase 350.000 veículos elétricos para nove países europeus no primeiro semestre do ano, mais do que exportaram em todo o ano de 2022, de acordo com dados da Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros. Nos últimos cinco anos, as importações de automóveis chineses na UE ainda quadruplicaram.

    Até 2030, os fabricantes de automóveis chineses poderão ver a sua participação no mercado global duplicar, de 17% para 33%, com as empresas europeias sofrendo a maior perda de quota de mercado, de acordo com uma estimativa recente da UBS.

    A investigação da Comissão Europeia poderá levar à imposição de tarifas sobre as importações chinesas de veículos elétricos. O anúncio de von der Leyen também abalou as ações das maiores empresas de veículos elétricos da China cotadas em Hong Kong.

    A BYD, que é apoiada por Warren Buffett, fechou em queda de 2,8%, a Xpeng caiu 2,5%, enquanto a Nio caiu 0,9%.

    A BYD, maior fabricante de veículos elétricos da China, pretende dobrar o número de seus revendedores parceiros na Europa para 200 este ano, disseo porta-voz Li Yunfei na semana passada.

    A empresa planeja aumentar as vendas no exterior para 250.000 veículos em 2023, em comparação com 55.916 em 2022.

    A indústria automóvel europeia proporciona emprego a cerca de 13 milhões de pessoas, representando cerca de 7% de todo o emprego, de acordo com a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA).

    Na Alemanha, marcas como Volkswagen, Audi, BMW e Mercedes estão no centro da maior economia da Europa.

    O ministro da economia alemão, Robert Habeck, saudou a investigação da Comissão Europeia, informou a Reuters.

    “Trata-se de concorrência desleal e não de manter carros baratos e eficientes fora do mercado europeu”, disse ele.

    Altos executivos da indústria alemã e francesa soaram recentemente o alarme sobre a crescente ameaça representada pelos veículos elétricos chineses, que são cerca de 30% mais baratos do que os equivalentes da UE ou dos EUA, de acordo com a empresa de investigação Jato Dynamics.

    O CEO da BMW, Oliver Zipse, alertou que a proibição da UE de novos veículos convencionais a partir de 2035, e a crescente concorrência da China, podem afastar os fabricantes de automóveis europeus da produção de automóveis para o mercado de massa.

    Enquanto isso, o CEO da Renault, Luca de Meo, disse que os rivais chineses “estão uma geração à nossa frente”.

    A diretora-geral da ACEA, Sigrid de Vries, sinalizou o anúncio de von der Leyen na quarta-feira como um “sinal positivo de que a Comissão Europeia está a reconhecer a situação cada vez mais assimétrica que a nossa indústria enfrenta e está a considerar urgentemente a concorrência distorcida no nosso setor”.

    “O comércio livre e justo tem sido essencial para a criação de um setor automóvel europeu de sucesso e uma base do seu sucesso global… No entanto, o princípio do comércio ‘livre e justo’ exige condições de concorrência equitativas entre todos os concorrentes, com comércio recíproco e regras de entrada no mercado. É fundamental que isso seja respeitado por todos os players do mercado”, afirmou em nota.

    Veja também: À CNN, CEO da BYD detalha expansão de investimentos no Brasil

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