Bolsas dos EUA operam mistas com fraqueza de ações de tecnologia após ata do Fed
Avaliação do banco central norte-americano mais dura contra a inflação afeta setores mais sensíveis aos juros, como o de tecnologia
O índice Dow Jones caía em negociações agitadas nesta quinta-feira (6), depois que a ata da última reunião do Federal Reserve mostrou um tom mais agressivo contra a inflação, derrubando ações de grandes empresas de tecnologia e impulsionando setores cíclicos sensíveis à economia.
Seis dos 11 principais setores da S&P recuavam no início do pregão, enquanto energia, financeiro e industrial ganhavam.
O Dow Jones caiu de uma máxima recorde intradia depois que a ata da reunião de dezembro do banco central norte-americano sinalizou a possibilidade de altas de juros e retirada de estímulo mais cedo do que o esperado para conter a inflação.
“O tom ‘hawkish’ da ata do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto) sugere que o banco central está preocupado coma inflação”, disse Nancy Davis, fundadora da Quadratic Capital Management.
“Acreditamos que o Fed provavelmente será mais prudente e levará mais tempo do que o mercado espera para avaliar a economia antes de começar um ciclo de alta de juros e um plano de redução do balanço patrimonial”, completou.
Até agora nesta semana, os participantes do mercado têm deixado de lado as ações de crescimento de alta tecnologia para focar em setores cíclicos, como industriais, energia e materiais, que se beneficiarão melhor de um ambiente de juros altos.
O subíndice bancário subia 1,0%, acompanhando o rendimento dos títulos do governo norte-americano de 10 anos, que atingiu nesta quinta-feira nível mais alto desde abril de 2021.
Às 13h34, no horário de Brasília, o índice Dow Jones caía 0,35%, a 36.279,64 pontos, enquanto o S&P 500 ganhava 0,16%, a 4.708,08 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite avançava 0,44%, a 15.166,94 pontos.