Esse é o momento para discutir a reforma tributária, diz relator de comissão
"Ela é estruturante e precisa ser feita", disse o deputado Aguinaldo Ribeiro à CNN. Congresso voltará a debater a reforma tributária já na próxima semana
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quinta-feira (9) que o Congresso Nacional voltará a debater a reforma tributária na próxima semana. Em entrevista à CNN, o relator da comissão mista da reforma, deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), avaliou que agora é o momento para debater sobre o sistema tributário do país.
“Estamos discutindo a reforma tributária há 32 anos. Ela é estruturante e precisa ser feita. Com o avanço do gasto público que tivemos, inclusive, com a pandemia, é agora crucial”, falou. “É isso que nos faz acreditar na reforma, com uma diferença muito grande [do passado]. Havia uma disputa entre os entes federados, não havia consenso entre os governos de estado, sobretudo na proposta que trata da unificação dos tributos sobre o consumo”, completou.
O parlamentar disse ainda que “nunca houve uma sinergia tão grande do ponto de vista do setor produtivo para se melhorar o ambiente de negócio no país como nós estamos vivendo agora”.
Assista e leia também:
Maia diz que Congresso retomará debate da reforma tributária na próxima terça
Questionado sobre se há possibilidade de o Executivo enviar uma outra proposta, Ribeiro falou que o Parlamento espera “que o governo possa enviar uma proposta ou participar desse debate”.
“É legítimo que o governo coloque o que pensa e o Parlamento também. O ideal é que haja convergência. Temos que aguardar”, disse.
(Edição: Bernardo Barbosa)