Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Enem dos Concursos: saiba próximos passos e critérios para nota de provas discursivas

    Para os candidatos de nível superior, a nota da prova discursiva é composta 50% pelo resultado na etapa de conhecimentos específicos e a outra metade pela pontuação atingida em conhecimentos gramaticais

    Gisele Farias*da CNN , São Paulo

    Foram disponibilizadas, nesta terça-feira (8), as notas preliminares das provas discursivas e de redação do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como “Enem dos Concursos”.

    Os candidatos podem consultar os resultados do exame, inclusive as notas finais das provas objetivas, na área do candidato, no site do CPNU, mesmo local da inscrição.

    Confira as próximas etapas e os critérios utilizados para a nota das provas discursivas do concurso.

    Critérios da nota da prova discursiva

    Os candidatos que realizaram o exame nos blocos 1 a 7 (nível superior) e no bloco 8 (nível médio), classificados na prova objetiva, já podem conferir a nota da prova discursiva ou de redação no campo “situação do cargo”, no extrato do resultado.

    Para os candidatos de nível superior, a nota da prova discursiva é composta 50% pelo resultado na etapa de conhecimentos específicos. A outra metade corresponde à pontuação atingida em conhecimentos gramaticais.

    Já os candidatos do bloco 8, de nível médio, aprovados na prova objetiva, a avaliação de conhecimentos gramaticais corresponde a 100% do critério da nota ponderada da redação.

    Solicitação de revisão e resultado final

    O prazo para solicitação de revisão das notas da prova discursiva é até esta quarta-feira (9). O resultado dos pedidos estará disponível em 17 de outubro.

    A divulgação dos resultados finais será dia 21 de novembro de 2024. Segundo a ministra de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, as convocações dos novos funcionários públicos devem começar no mesmo mês, após a divulgação.

    Critérios eliminatórios

    Serão eliminados os candidatos com nota zero na Prova discursiva, ou aproveitamento inferior a 40% da pontuação nas provas objetivas de Conhecimentos gerais (P1) e de Conhecimentos Específicos (P2).

    As pessoas que realizaram o exame em 18 de agosto também já podem consultar o resultado final das provas objetivas na área do candidato, no site do CPNU, mesmo local da inscrição.

    Prova de títulos e peso na nota

    Nem todos os cargos do CPNU exigem a realização das provas de títulos. Já em alguns cargos as provas de títulos representam 10% ou 5% da nota total do concurso público.

    Os candidatos que precisam seguir esta etapa foram notificados nesta terça, junto com os resultados das notas, para envio da documentação exigida. O prazo para encaminhar os documentos de titulação acadêmica e experiência profissional é até esta quinta (10).

    Para os cargos que não exigem prova de títulos, a nota será composta somente pelas etapas das provas objetivas e discursivas.

    Próximos passos

    Veja abaixo o cronograma com as principais datas e prazos, após a divulgação das notas e convocação para o envio de títulos que ocorreu na última terça-feira.

    • 8 e 9 de outubro: interposição de eventuais pedidos de revisão das notas da discursiva
    • 9 e 10 de outubro: prazos para envio dos títulos
    • 17 de outubro: resultado dos pedidos de revisão das notas da prova discursiva
    • 4 de novembro: resultado preliminar da avaliação de títulos
    • 4 e 5 de novembro: interposição de eventuais recursos quanto ao resultado preliminar da avaliação de títulos
    • 19 de novembro: resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos
    • 21 de novembro: previsão de divulgação dos resultados finais

    Adiamento de resultado do bloco 4

    Os candidatos ainda não conseguem visualizar as notas do bloco 4 do CNPU. Isto porque, na última quinta-feira (3), a Justiça do Distrito Federal suspendeu a divulgação das notas e os efeitos da prova deste bloco do concurso.

    decisão foi motivada por um erro na aplicação do exame no dia 18 de agosto, quando um grupo de candidatos recebeu a prova errada.

    Lista de espera

    Aqueles que não forem aprovados em sua primeira opção de cargo, farão parte do banco de candidatos do CPNU, formado para cada um dos blocos.

    As vagas abertas, então, poderão ser ocupadas pelos candidatos não eliminados em sua primeira opção, segundo a ordem de classificação para o cargos específico.

    Cresce número de empresas sem mulheres e negros em cargos de direção

    Tópicos