Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Empresa americana realiza primeiro voo transatlântico do mundo com combustível 100% sustentável

    Avião partiu de Savannah, na Geórgia, e pousou no aeroporto de Farnborough, na Inglaterra

    Da CNN , São Paulo

    A fabricante americana de jatos executivos Gulfstream Aerospace anunciou nesta segunda-feira (20) que realizou o primeiro voo transatlântico do mundo usando combustível de aviação 100% sustentável (SAF, na sigla em inglês).

    O voo foi realizado nesta segunda-feira (19), na aeronave Gulfstream G600, com duração de 6h56. O avião partiu da sede da empresa, em Savannah, na Geórgia (EUA), e pousou no aeroporto de Farnborough, na Inglaterra.

    Segundo a empresa, a missão mostra o potencial para o uso futuro de combustíveis renováveis ​​na aviação, que apresentam menor teor de carbono, enxofre e aromáticos.

    Os dados coletados no voo ajudarão a Gulfstream e seus fornecedores a avaliar a compatibilidade das aeronaves com futuros combustíveis renováveis ​​de baixo teor de aromáticos, especialmente sob temperaturas frias para voos de longa duração.

    “Uma das chaves para alcançar as metas de descarbonização de longo prazo da aviação executiva é o amplo uso de SAF em vez de combustível de aviação de base fóssil. A conclusão deste voo de classe mundial ajuda a avançar a missão abrangente de sustentabilidade da aviação executiva e a criar impactos ambientais positivos para as gerações futuras”, afirmou Mark Burns, presidente da Gulfstream.

    O SAF utilizado no voo era composto 100% de ésteres e ácidos graxos hidroprocessados, com 70% menos emissões de gás carbônico (CO2) no ciclo de vida do que o combustível de aviação de base fóssil, ajudando a reduzir o impacto da aviação no clima.

    Além disso, segundo a empresa, o combustível com zero adição de aromáticos tem um impacto reduzido na qualidade do ar local e um teor de enxofre muito baixo, o que pode reduzir os impactos ambientais não relacionados com o CO2.

    Veja também: Milei indica que vai privatizar petroleira, companhia aérea e rede de TV argentina

    Publicado por Amanda Sampaio, da CNN.

    Tópicos