Emprego, faturamento e rendimento industrial crescem em julho, aponta pesquisa
Melhora generalizada dos indicadores é consequência da recuperação do poder de compra das famílias, de acordo com levantamento da CNI
Os indicadores de emprego, faturamento, da massa salarial e do rendimento médio no setor industrial cresceram em julho na comparação com o mês anterior, segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
De acordo com o levantamento, a melhora generalizada dos indicadores é consequência da recuperação do poder de compra das famílias e de como a indústria “está contornando as dificuldades com relação ao fornecimento de insumos”.
“A pesquisa Indicadores Industriais trouxe um resultado positivo de forma geral. No caso do emprego e do faturamento, é o terceiro mês consecutivo de alta”, destacou Larissa Nocko, analista de Políticas e Indústria da CNI.
O emprego avançou 0,5% em julho na comparação com junho, enquanto o rendimento médio teve alta de 1%, assim como o faturamento real, e a massa salarial de 1,3%. Os indicadores consideraram a
série livre de efeitos sazonais.
Já na comparação com julho do ano passado, o emprego cresceu 2,3%, enquanto o rendimento médio real teve alta mais robusta de 5,0%, e a massa salarial real avançou 7,3%. Em contrapartida, o faturamento teve queda de -0,1%.
Com o avanço registrado este mês, a massa salarial atingiu seu ponto mais alto desde março de 2020. Já o rendimento atingiu o ponto mais alto desde janeiro de 2021.
“Essas duas variáveis podem ser interpretadas como evoluindo juntas. O faturamento na indústria de transformação cresceu também em decorrência da recuperação do poder de compra e do aumento do emprego como um todo”, afirmou Larissa.
Em termos de emprego, o segundo semestre se inicia com fôlego semelhante ao da primeira metade do ano, segundo a CNI.
“O mercado de trabalho se encontra bem aquecido e vem recuperando algumas perdas que ocorreram durante a pandemia. Essa recuperação está em curso, não se completou ainda, mas tem apresentado bons avanços”, concluiu a analista.