Emissários do G20 estendem discussões e desfecho na véspera da Cúpula não está descartado
Cronograma inicial previa negociação de sherpas até sexta (15), mas debates continuam neste sábado (16); conclusão na madrugada de domingo (17) não é descartada
As discussões entre os sherpas do G20, enviados dos chefes de Estado para as negociações do grupo, terminaram sem consenso na sexta-feira (15). Assim, os diplomatas voltam a se reunir na manhã deste sábado (16) para as tratativas.
O cronograma inicial da presidência brasileira previa negociação dos sherpas por quatro dias, entre a terça-feira (12) e sexta. Apesar disso, o prolongamento dos debates é tratado com naturalidade por diplomatas que falaram sob reserva à CNN.
Os negociadores brasileiros não descartam, inclusive, que as tratativas sejam concluídas somente na madrugada entre sábado e domingo (17), ou seja na véspera da Cúpula de Líderes, que acontece nos dias 18 e 19 deste mês.
As divergências seguem na geopolítica, onde há grande diferença entre os países sobre a guerra na Ucrânia e na Faixa de Gaza.
Houve ainda a surpresa com a mudança de posição da Argentina. O país, que aprovava mudanças sobre a taxação de super-ricos, passou a rechaçar a ideia.