Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Embargo repentino de gás russo poderia levar Alemanha à recessão, aponta estudo

    Possível embargo poderia desencadear recessão semelhante à verificada no primeiro ano da pandemia ou da crise financeira de 2009, disse economista responsável pela pesquisa

    da Reuters

    Uma interrupção abrupta nas entregas de gás natural russo poderia desencadear uma recessão na Alemanha comparável aos anos de crise econômica de 2020 e 2009, se não pior, de acordo com um estudo.

    Tal embargo, seja desencadeado pela União Europeia ou pela Rússia, levaria a uma queda na produção nos primeiros 12 meses entre 114 bilhões de euros e 286 bilhões de euros, correspondendo a cerca de 3% a 8% do Produto Interno Bruto (PIB), disse o instituto IMK.

     

    O estudo do economista Tom Krebs também disse que a produção econômica na maior economia da Europa poderia cair de 2 a 4% a mais como resultado da queda da demanda devido aos altos preços da energia.

    Um súbito embargo de gás poderia desencadear uma recessão semelhante à verificada no primeiro ano da pandemia ou da crise financeira de 2009, advertiu Krebs.

    “Poderia também levar a uma crise econômica que a Alemanha (Ocidental) não vê desde a Segunda Guerra Mundial”, disse ele

    O economista da Universidade de Mannheim descobriu que seis indústrias alemãs são particularmente dependentes do gás natural: produtos químicos, em particular produtos químicos básicos; produção e processamento de metais, assim como fundição, vidro e cerâmica; alimentos; papel; engenharia mecânica e fabricação de veículos.

    “Para estes setores industriais, o gás natural é um insumo essencial no processo de produção e é difícil de substituir”, disse Krebs.

    Tópicos