Economista brinca e apresenta Galípolo como futuro presidente do BC em evento
Diretor agradeceu "carinho", mas destacou que Lula decidirá novo presidente e que Campos Neto está à frente da autarquia
Durante o 2° Warren Institutional Day, o estrategista-chefe da casa, Sérgio Goldenstein apresentou Gabriel Galípolo à plateia como “futuro presidente do Banco Central (BC). O evento aconteceu em São Paulo nesta segunda-feira (12).
“Este é o segundo Warren Day, e no ano passado tivemos a presença do presidente do BC, Roberto Campos Neto. Neste ano temos a presença do futuro do presidente do BC, Gabriel Galípolo”, disse.
Galípolo, na sequência, agradeceu o “carinho” do economista, mas destacou que a escolha sobre o próximo presidente do BC – que assumirá em 2025 – cabe ao presidente Lula. Também afirmou que Roberto Campos Neto está hoje à frente da autoridade monetária e exerce seu cargo com “plenitude”.
“Primeiro sei que o Sérgio faz a brincadeira de maneira carinhosa, mas tenho de destacar que o presidente do Banco Central é o Roberto Campos Neto, que a exerce em sua plenitude”, disse.
Goldenstein fez a “brincadeira” antes de questionar Galípolo sobre temores do mercado acerca de hipotética “leniência” com a política monetária a ser adotada pelo futuros presidente e diretores do BC, que serão indicados por Lula nos próximos meses.
Também participou do Painel o economista-chefe da Warren, Felipe Salto, que também brincou com a possibilidade.
Segundo o participante, ao responder as questões de Goldenstein, Galípolo poderia até dispensar a sabatina da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado – requisito para indicados a presidência do BC.