Payroll: economia dos EUA cria 261 mil empregos em outubro; desemprego sobe para 3,7%
Ganhos totais de empregos foram menores do que o número revisado de setembro de 315.000 e acima da previsão de 200.000
A economia dos EUA adicionou 261.000 empregos em outubro e a taxa de desemprego subiu para 3,7%, informam dados do payroll, relatório mensal de empregos do Bureau of Labor Statistics, divulgado na manhã de sexta-feira (4). Em setembro, a taxa era de 3,5%.
Os ganhos totais de empregos foram menores do que o número revisado de setembro de 315.000 e acima da previsão de 200.000 dos economistas consultados pela Refinitiv.
Economistas esperavam um aumento menor na taxa de desemprego, para apenas 3,6%. Ainda assim, é baixo para os padrões históricos.
Embora os 261.000 empregos adicionados em outubro sejam o menor ganho mensal de empregos para a economia dos EUA desde dezembro de 2020, também é um ganho sólido pelos padrões históricos. A economia adicionou uma média de 183.000 empregos por mês ao longo da década anterior à pandemia.
O mercado de trabalho dos EUA permaneceu forte, apesar dos crescentes temores de muitos economistas de que uma recessão se aproxima e dos esforços do Federal Reserve para conter o ritmo de crescimento econômico como forma de combater os preços mais altos.
O presidente do Fed, Jerome Powell, alertou que a economia pode precisar eliminar empregos se as pressões de preços forem controladas, mas até agora a série de grandes aumentos das taxas de juros do Fed não impediu os empregadores de buscar mais ajuda. A força contínua no mercado de trabalho pode deixar a porta aberta para o Fed continuar a aumentar as taxas em suas próximas reuniões.