Economia da zona do euro supera previsões, diz Lagarde
Presidente do BCE afirmou que o banco manterá suporte em busca de um crescimento "sustentado e inclusivo"
A situação da economia da zona do euro está melhor do que as autoridades do bloco monetário temiam há alguns trimestres, segundo afirmou nesta sexta-feira (10) a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, em coletiva de imprensa após participar da reunião do Eurogrupo.
O cenário mais positivo pode ser observado por dados macroeconômicos, taxas de vacinação contra a Covid-19 e números de falências discutidos durante a reunião, disse a dirigente.
Lagarde alertou, porém, que a economia ainda não está completamente fora de risco, e reiterou o compromisso do BCE de seguir provendo o suporte necessário para apoiar condições financeiras “favoráveis”, de forma que a recuperação se traduza em crescimento “sustentando e inclusivo”.
Ela também abordou os avanços quanto à adoção do euro digital, ao afirmar que o “período exploratório” de dois anos do projeto está avançando.
Segundo ela, as entidades que participam da iniciativa, incluindo o BCE, seguirão cooperando entre si e informando quaisquer progressos realizados.