Duas pessoas morrem em teste de carro elétrico em Xangai
Montadora afirmou que, segundo a análise, o acidente não foi causado por motivos relacionados ao veículo
Duas pessoas morreram esta semana quando um carro elétrico da Nio caiu no chão do terceiro andar de um estacionamento em Xangai.
Um membro da equipe da Nio e um funcionário de uma empresa parceira morreram no acidente, disse a montadora chinesa em comunicado na quinta-feira (24).
Ambos estavam dentro do veículo de teste, que caiu na tarde de quarta-feira (23) no Shanghai Innovation Park, disse Nio em um post do Weibo. A sede da empresa fica dentro do parque industrial.
Acrescentou que “de acordo com a análise da situação no local, podemos confirmar preliminarmente que é um acidente (não por motivos relacionados ao veículo)”.
A Nio também disse que está cooperando com uma investigação policial sobre a causa do acidente.
A empresa não respondeu a um pedido de comentário adicional do CNN Business.
A declaração de Nio sobre o acidente atraiu pelo menos 78 milhões de visualizações no Weibo e mais de 1.700 posts de discussão. Vídeos que circulam online mostram equipes de resgate em trajes laranja tentando salvar passageiros no carro, que parece bastante danificado.
Fundada pelo empresário chinês William Li em 2014, a Nio se tornou uma das startups de carros elétricos de mais rápido crescimento na China e uma das várias rivais locais da Tesla de Elon Musk.
No ano passado, entregou 91.429 veículos, um aumento de 109% em relação a 2020, segundo a empresa. Nos primeiros cinco meses deste ano, foram entregues 37.866 unidades, um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado.
A Tesla foi a mais vendida de EVs puros na China até abril, quando os bloqueios do Covid em Xangai afetaram suas vendas e cadeias de suprimentos. A BYD da China, apoiada por Warren Buffett, ultrapassou a Tesla naquele mês.
A Nio listou suas ações na Bolsa de Valores de Nova York em 2018.