Dia de PIB e de votação da PEC Emergencial: o que esperar daqui para frente
Mercado financeiro vai ter dia movimentado com agenda no Congresso e também com a divulgação dos resultados do Produto Interno Bruto de 2020
Esses dias foram de muito impacto na economia brasileira. Primeiro tivemos a apresentação de um novo texto para a PEC Emergencial, depois uma emenda neste texto que propõe mudanças sobre os gastos com o Bolsa Família.
E no meio destas investidas parlamentares, o avanço do COVID-19 em todo o país afetou estados e municípios como não víamos a muito tempo. A pressão em cima do Ministério da Economia nunca foi maior, ainda mais com o Brasil saindo do ranking de top 10 economias globais.
Neste episódio do Abertura de Mercado, André Jankavski fala sobre como o mercado reagiu não só às falas do presidente Jair Bolsonaro, mas ao seu decreto que zera os impostos federais em cima do diesel e do gás de cozinha, assim como sua Medida Provisória que aumentou o quanto as instituições financeiras devem pagar no CSLL, a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido.
Ouça também sobre os reflexos na bolsa com o caminhar na corda bamba da PEC Emergencial, juntamente com os pronunciamentos do governador de São Paulo, João Doria, sobre os avanços da COVID-19 no estado.
Na agenda do dia, tem a divulgação do PIB do quarto trimestre e do consolidado de 2020. A PEC Emergencial também está no radar dos investidores. Destaque também para a temporada de balanços, com resultados do Magazine Luiza, CCR e Taesa, entre outros.