Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Brasil Money

    Desenrola Rural: Agricultores terão desconto de até 96% para quitar dívidas

    Mais de 1,35 milhão de produtores agrícolas que têm alguma pendência financeira podem aderir ao programa

    Da CNN

    Agricultores poderão quitar suas dívidas com desconto de até 96% por meio do Desenrola Rural. O Programa de Regularização de Dívidas e Facilitação de Acesso ao Crédito Rural da Agricultura Familiar foi editado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última quarta-feira (12).

    Mais de 1,35 milhão de produtores agrícolas que têm alguma pendência financeira podem aderir ao programa. Essa parcela representa 33% de um total de 5,43 milhões de agricultores familiares do país.

    A meta do governo federal é que ao menos 250 mil agricultores consigam renegociar suas dívidas este ano. A adesão vai até 31 de dezembro.

    Além disso, os descontos mais altos buscam beneficiar os assentados da reforma agrária e os agricultores quilombolas que acessaram alguma modalidade do crédito de instalação, entre o período de 27 de maio de 2014 a 29 de junho de 2022.

    O Desenrola vai abranger as dívidas de crédito rural, como as do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), débitos inscritos na Dívida Ativa da União e os créditos de instalação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

    O crédito oferecido pelo Incra é destinado à construção de moradia e investimentos iniciais de quem recebe terras por meio do programa de reforma agrária federal.

    “Aqueles que têm dívidas menores, o desconto chega a 96%. Além disso, o nome fica limpo, porque retira os agricultores da chamada prisão perpétua, termo cunhado pelo presidente Lula a quem renegociava com o banco, mas ficava no escore negativo. Essa questão o decreto agora resolve”, disse o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.

    As operações de crédito concedidas pelo Banco do Brasil irão oferecer abatimentos que chegam a 86%. Para dívidas do Pronaf ou dívidas bancárias de qualquer natureza, o produtor familiar deverá procurar a instituição financeira para regularizar a situação também a partir do dia 24 de fevereiro.

    Se a dívida for de crédito de instalação de beneficiários da reforma agrária, a orientação é de que o pequeno agricultor compareça ao Incra para quitar os débitos com o desconto.

    O governo também orienta os agricultores familiares a procurar sindicatos, associações e entidades representativas para receberem ajuda.

    Serasa: brasileiros demoram a fazer plano financeiro de aposentadoria

    *Com informações da Agência Brasil

    Tópicos