Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    COP26: Conheça ações que estão transformando o meio ambiente

    Sustentabilidade é vista como oportunidade para empresas

    Isabella Fariada CNN Em São Paulo

    De acordo com pesquisa do Instituto de Tecnologia e Sociedade/Ibope, 72% dos brasileiros acreditam que a crise do clima pode prejudicar severamente a geração atual. E assim como as negociações na COP26, em Glasgow, acontecem para que países se esforcem para diminuir os impactos do aquecimento global, empresas brasileiras também querem mudar o cenário.

    Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Instituto FSB, projetos de sustentabilidade são vistos como oportunidade para 94% dos executivos de companhias nacionais. E 98% já adotam pelo menos uma ação.

    As principais são voltadas para evitar o desperdício de água (91%), energia (91%) e gestão de resíduos sólidos (91%). Ações maiores, como o reflorestamento (33%), ainda são tímidas, mas já fazem a diferença.

    A Suzano, por exemplo, uma indústria de papel e celulose, prevê conectar 500 mil hectares para a preservação nos biomas Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia. A empresa reuniu profissionais do setor público, privado, ONGs e universidades para colocar em prática o projeto de conservação.

    Já a Vivo, que tem uma trajetória sustentável desde o Acordo de Paris, em 2015, acredita que a transparência com a sociedade ajuda a atingir as metas relacionadas ao meio ambiente. De acordo com a executiva de sustentabilidade do grupo, Joanes Ribas, a pressão também precisa vir dos consumidores.

    “A partir do momento que a empresa se posiciona no mercado, tem metas, está reduzido, está gerando valor, a sociedade também tem que pressionar outras empresas a olharem para isso”, disse Ribas à CNN.

    Tópicos