Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Controle dos gastos públicos é desafio para melhorar economia, dizem especialistas à CNN

    Assunto foi abordado no quinto e último episódio da série Caminhos para o Crescimento, exibido nesta sexta-feira (6) durante o Prime Time

    Débora Oliveirada CNN , São Paulo

    Nas últimas décadas, o Brasil conseguiu avançar em alguns pontos fundamentais para o crescimento econômico. O PIB do país cresceu 1,4% no segundo trimestre de 2024. O número é o maior desde o quarto trimestre de 2020 e a alta foi puxada principalmente pela indústria e pelo setor de serviços.

    Apesar desse avanço, economistas ouvidos pela CNN reforçam desafios que ainda dificultam o alcance de resultamos melhores, com destaque para o maior controle dos gastos públicos do governo federal.

    Este é o assunto abordado no quinto e último episódio da série Caminhos para o Crescimento, exibido nesta sexta-feira (6) durante o Prime Time.

    “Apesar do crescimento maior, apesar da queda de inflação, apesar de contas externas fortes, o cenário de mercado hoje é que em todos os anos deste governo as contas fiscais vão ficar com déficit primário. Em decorrência disso, durante todos os anos desse governo, a dívida pública do Brasil vai crescer”, explica o ex-secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida.

    Ex-secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida defende que a educação pode transformar o Brasil economicamente. • Kleberth Nina / CNN Brasil

    Sem o controle das contas públicas, os juros não baixam, deixando o crédito para as empresas mais caro e as dívidas se acumulando, pontuam os especialistas.

    “Para poder ter juro baixo e crescer a gente precisa ter finanças organizadas, precisa ter um sistema de receita e despesas que consigam caminhar sem precisar emprestar indefinidamente e chegar à inviabilidade. Então esse é o maior desafio que nós temos hoje”, diz o economista José Roberto Mendonça de Barros.

    Para os especialistas, a receita de mais caixa e menos endividamento vale para empresas e governo, e é dessa forma que o país pode crescer mais. Outro consenso entre os economistas está na educação, ponto fundamental para garantir mais produtividade.

    “O que determina o crescimento de um país a longo prazo é o crescimento da produtividade. E, no caso do Brasil, a gente vai precisar melhorar muito a qualidade da nossa educação porque o Brasil será, daqui por diante, um país com taxa de desemprego baixa porque a população do Brasil hoje cresce no ritmo muito menor do que crescia dez, vinte, trinta anos atrás”, continua Mansueto.

    “A gente precisa ter investimento em máquinas novas em equipamentos novos, importar produtos do mundo o mais sofisticado para colocar no nosso processo de produção e o trabalhador tem a educação então o Brasil vai precisar investir melhor em educação, porque isso vai ser fundamental para o nosso crescimento de longo prazo”, finaliza.

    Inflação controlada ajuda brasileiro a manter o poder de compra, dizem especialistas • Reinaldo Macedo / CNN Brasil

    A série especial Caminhos para o Crescimento está no ar no CNN Prime Time até sexta-feira (6)

    No sábado (7), a CNN Brasil exibe o documentário Caminhos para o Crescimento, a partir das 22h45

    Tópicos