‘Consumidor deve negociar reajuste com o plano de saúde’, diz diretora do Idec
Planos podem ficar até 50% mais caros, de acordo com levantamento do Idec
Em setembro de 2020, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), responsável por regular o setor de saúde privada no Brasil, suspendeu a cobrança do reajuste anual dos planos de saúde. Este ano, porém, as seguradoras estão cobrando a fatura pendente. Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), os planos podem ficar até 50% mais caros.
Em entrevista à CNN, a diretora-executiva do Idec, Teresa Liporace, diz que os consumidores devem tentar negociar os reajustes com as operadoras de saúde. A especialista ainda orienta que os clientes confiram se os boletos estão chegando de forma correta.
“Uma outra alternativa é buscar fazer a portabilidade para uma outra operadora que possa oferecer melhores condições. E o Idec está orientando os consumidores que queiram fazer a portabilidade com orientações no nosso site.”
A diretora do Idec também afirmou que a ANS “não está cumprindo o seu papel”. “Porque, em um ano [como] 2020, por conta da pandemia nós registramos a menor taxa de sinistralidade em uma década. Ou seja, os consumidores usaram em menor nível possível em 10 anos os seus planos de saúde.”
(*Com informações de Wesley Santana, colaborador do CNN Brasil Business)