Conheça 10 carros elétricos que ficaram mais baratos em 2023, segundo levantamento
Estudo mostra que modelos 100% movidos à energia elétrica tiveram desvalorização de mais de R$ 230 mil


Um levantamento da Mobiauto, marketplace do setor automotivo, apontou que os modelos elétricos puros, ou seja, 100% movido à eletricidade, tiveram uma desvalorização média de 16,28% em 2023.
Modelos mais luxuosos, como é o caso do Audi e-tron, chegou a registrar uma perda de R$ 237.768 no seu valor em um ano.
Confira o ranking dos carros elétricos que mais registraram desvalorização em 2023:
- 1 de 10
10º Porsche Taycan 2021
O elétrico da Porsche registrou uma desvalorização de 7,3% em 2023. No ano de fabricação, 2021, custava R$ 868.140, e agora está R$ 804.763,33 • Divulgação
- 2 de 10
9º Renault Zoe 2022
O compacto elétrico da Renault teve uma desvalorização de 9,77%. Em 2022 valia R$ 226.590. Agora sai por R$ 20.447,93 • Divulgação
- 3 de 10
8º BMW i3 2021
O carro da BMW teve 12,64% de desvalorização. Custando inicialmente R$ 266.788,40, agora está em R$ 233.055,36 • Divulgação
-
- 4 de 10
7º Jac E-JS4 2022
O SUV elétrico da chinesa Jac Motors registrou uma queda de 14,46% em 2023. Começou custando R$ 235.900. Agora está em R$ 201.780 • Divulgação
- 5 de 10
6º Volvo XC40 2022
O SUV elétrico da Volvo teve uma desvalorização de 17,24%. Chegou a custar 396.704,44 em 2022, mas agora vale R$ 328.298,33 • Divulgação/ Volvo
- 6 de 10
5º Jac E-JS1 2022
O preço do compacto elétrico da montadora chinesa caiu 17,93%. Começou custando R$ 153.780 e hoje é encontrado por R$ 126.205 • Divulgação
-
- 7 de 10
4º Audi e-tron 2021
O elétrico da Audi de 2021 registrou perda de 21,84% do seu valor. Inicialmente custava R$ 658.165,56 e hoje vale R$ 514.405. • Divulgação
- 8 de 10
3º Fiat 500e 2022
O compacto elétrico da Fiat se desvalorizou 22,64%. Em 2022 custava R$ 241.283,33 e em 2023 está custando R$ 186.658,54 • Divulgação
- 9 de 10
2º Nissan Leaf 2021
O elétrico da Nissan amargou uma desvalorização de 23,35% neste ano. Em 2021 o carro custava R$ 260.898,33 e hoje está em R$ 199.990 • Divulgação
-
- 10 de 10
1º Audi e-tron 2022
O campeão do ranking é o modelo 2022 do elétrico da Audi, registrando uma perda de 28,25% do seu valor. Seu preço de entrava foi de R$ 770.900 e hoje está em R$ 553.132,00 • Divulgação
A comparação do preço foi realizada a partir da data de lançamento do carro até agosto de 2023.
O economista Sant Clair de Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto, atribui essa queda nos preços à simplicidade de manutenção. Segundo ele, esses carros sustentarão os preços quando forem mais velhos.
“Hoje, o resultado ruim dos modelos 100% elétricos pode ser atribuído a dois fatores incontestáveis: o primeiro deles é o uso restrito que, nos grandes centros urbanos, por exemplo, praticamente elimina moradores de edifícios mais antigos, que não possuem carregadores. Na prática, quero dizer que há muito menos consumidores prontos para encarar um elétrico puro”, explica.
“Quando a demanda é menor, o preço cai”, destaca o economista.
O outro motivo estaria relacionado à chegada recente de modelos chineses das marcas BYD e GWM, que balizaram o segmento de preços dos zero quilômetros, trazendo vários outros modelos para baixo.
“Esse fenômeno é recente. Um JAC EJS1 zero quilômetro custa, hoje, cerca de R$ 25 mil a menos do que um ano atrás. A desvalorização mais pronunciada dos elétricos está relacionada a isso: o seminovo cai expressivamente porque o zero quilômetro também diminuiu seu preço”, explica.