Confiança dos investidores da zona do euro cai em janeiro para o menor nível em mais de um ano
O índice Sentix para a zona do euro caiu para -17,7 em janeiro, de -17,5 em dezembro


A confiança dos investidores da zona do euro caiu em janeiro para o seu menor nível em mais de um ano, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (6), com a Alemanha permanecendo como um obstáculo contínuo para o bloco.
O índice Sentix para a zona do euro caiu para -17,7 em janeiro, de -17,5 em dezembro. Esse é o menor nível desde novembro de 2023, embora não tenha sido tão ruim quanto a previsão de -18,0 feita por analistas consultados pela Reuters.
“Na zona do euro, o motor econômico está ameaçando congelar a longo prazo”, disse a pesquisa, acrescentando que a economia da Alemanha “está pendurada na zona do euro como um peso de chumbo”.
A pesquisa com 1.121 investidores, realizada de 2 a 4 de janeiro, mostrou que as expectativas melhoraram ligeiramente, passando de -5,8 pontos no mês passado para -5,0 em janeiro.
Mas esse ganho foi superado pela piora da opinião sobre a situação atual, que caiu para -29,5 em janeiro, de -28,5 em dezembro. Esse é o menor nível desde outubro de 2022.
A pesquisa também constatou que a Alemanha – a maior economia da Europa e que realizará uma eleição federal no próximo mês – parece estar em recessão e é improvável que saia dela tão cedo.
Relembre 6 acontecimentos de destaque em 2024 na economia do Brasil