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Confiança do consumidor sobe 0,5 ponto em abril ante março, diz FGV

Índice de Confiança do Consumidor (ICC) ficou em 84,8 pontos, na série com ajuste sazonal
Consumidores em um supermercado
Consumidores em um supermercado  • Tânia Rêgo/Agência Brasil

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A confiança do consumidor cresceu 0,5 ponto em abril ante março, o segundo avanço consecutivo, apontou a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) ficou em 84,8 pontos, na série com ajuste sazonal. Em médias móveis trimestrais, o índice diminuiu 0,5 ponto.

"A segunda alta da confiança do consumidor recupera apenas 11% das perdas incorridas nos três meses anteriores, entre dezembro de 2024 e fevereiro deste ano. O resultado de abril é impulsionado pela melhora das expectativas futuras, principalmente, sobre a situação econômica local", afirmou Anna Carolina Gouveia, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

Em abril, o Índice de Expectativas (IE) teve alta de 0,7 ponto, para 88,1 pontos. Já o Índice de Situação Atual (ISA) avançou 0,1 ponto, para 81,1 pontos.

Quanto ao momento atual, a percepção sobre as finanças pessoais das famílias caiu 0,6 ponto, para 70,6 pontos, e a percepção sobre a economia local aumentou 0,7 ponto, para 91,9 pontos.

Entre as expectativas, o item que mede as finanças futuras das famílias subiu 1,1 ponto, para 85,8 pontos. O item que mede as compras previstas de bens duráveis caiu 1,8 ponto, para 77,9 pontos, e o que avalia as perspectivas para a situação futura da economia local teve elevação de 2,7 pontos, para 102,0 pontos.

"Entre as faixas de renda, há melhora apenas para famílias que recebem entre R$ 2.100 e R$ 9.600. Mesmo com as melhoras pontuais, a confiança do consumidor continua refletindo um forte pessimismo disseminado. Esse sentimento é especialmente evidente entre as famílias de renda mais baixa, cuja confiança recuou pelo quinto mês consecutivo", completou Gouveia.

Houve piora na confiança na faixa de renda familiar mais baixa e na faixa mais elevada em abril.

O índice passou de 79,0 pontos em março para 75,3 pontos em abril entre as famílias com renda até R$ 2.100, queda de 3,7 pontos, enquanto as famílias com rendimentos entre R$ 2.100,01 até R$ 4.800 tiveram elevação de 2,0 pontos na confiança, de 84,5 pontos para 86,5 pontos.

O indicador passou de 82,0 pontos para 88,0 pontos entre as famílias com renda entre R$ 4.800,001 e R$ 9.600, alta de 6,0 pontos, e saiu de 89,9 pontos para 88,9 pontos, recuo de 1,0 ponto, no grupo com renda acima de R$ 9.600,01.

A Sondagem do Consumidor coletou entrevistas entre os dias 1º e 21 de abril.

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