Concurso: IBGE é autorizado a contratar 207 mil pessoas para o Censo 2021
As provas do concurso e a coleta de dados sobre a população brasileira estavam previstas para ocorrer em 2020, mas foram adiadas por causa da pandemia


Mais de 207 mil pessoas devem ser contratadas neste ano para trabalhar no Censo 2021. Em portaria publicada nesta sexta-feira (29), o Ministério da Economia autorizou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a realizar concurso para preencher 207.332 vagas.
As provas do concurso e a coleta de dados sobre a população brasileira estavam previstas para ocorrer em 2020, mas foram adiadas por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus.
Agora, o novo edital deverá ser publicado em até seis meses. Os selecionados vão assinar um contrato de até um ano, que poderá ser prorrogado se houver necessidade.
De acordo com a portaria, as vagas serão distribuídas da seguinte da forma:
- Agente Censitário Municipal: 5.500
- Agente Censitário Supervisor: 18.420
- Agente Censitário de Pesquisas por Telefone: 180
- Supervisor Censitário de Pesquisas e Codificação: 12
- Recenseador: 183.100
- Codificador Censitário: 120
A intenção do IBGE é realizar a coleta de dados entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2021. Segundo o instituto, os mais de 180 mil recenseadores devem visitar cerca de 71 milhões de domicílios em todo o território nacional.
Realizado a cada dez anos, o Censo colhe informações sobre as condições de vida da população em todos os municípios do país. Neste ano, o levantamento contará com 26 questões sobre os seguintes temas: características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, e mortalidade.