Concordo com nova validade de alimentos, diz Fávaro ao CNN Money
Medida foi levada ao presidente Lula em reunião com lideranças do varejo, na semana passada
Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro afirmou nesta terça-feira (26) ao CNN Money ser favorável à mudança na data de validade dos alimentos.
A medida foi sugerida ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva por representantes do setor varejista, em encontro na quinta-feira (21).
Fávaro expressou concordância com a mudança, argumentando que isso permitiria um melhor aproveitamento dos alimentos e poderia ter um aspecto social positivo.
“Achei uma proposta muito interessante e que não está discrepante de nenhum lugar do mundo”, concluiu o ministro, ressaltando que tal medida poderia contribuir para a estabilidade dos preços dos alimentos no país.
Segundo João Galassi, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), foram apresentadas dez sugestões pelos representantes do setor ao presidente.
Os supermercados pediram, por exemplo, autorização para vender medicamentos sem receita e que a data de validade de seus itens tenha padrão “melhor consumir até”.
“[Após a data] pode ser consumido, mas é melhor que seja antes. Na Europa e nos Estados Unidos este modelo já existe. Aqui, um biscoito quando dá 23h59 está válido; 00h00, vai para o lixo. Nós jogamos dois bilhões de mercadorias no lixo por ano por data de validade, isso fora na casa dos consumidores”, argumentou.
Cesta de Natal deve ficar 9% mais cara este ano, aponta pesquisa