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    Com setor em dificuldade, governo vai investir R$ 4,7 bi em corredores do agro em 2024

    Renan Filho, ministro dos Transportes, destaca ainda que plano de concessões e otimizações mira trechos de escoamento da produção

    Danilo Moliternoda CNN

    O governo federal vai investir R$ 4,7 bilhões em rodovias e ferrovias usadas para o escoamento de produção do agronegócio neste ano. O aporte público nos chamados “corredores do agro” foi anunciado pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, em entrevista a jornalistas nesta terça-feira (6).

    Cerca de R$ 2,66 bilhões deste montante está concentrado em ações no chamado Arco Norte; R$ 2,05 bilhões estão no Sul-Sudeste. Uma das metas diz respeito à melhoria de malhas: a ideia é atingir 90% de bom no Norte e 80% no Sul-Sudeste.

    Em relação às novas obras em rodovias, estão previstas ações, por exemplo na BR-242, que liga o oeste da Bahia a Salvador, e é um pedido do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

    Para ferrovias, está prevista a intensificação das atividades em Fiol 2, Fico e Transnordestina. Além disso, haverá obras em novo trecho da Transnordestina, de Salgueiro (PE) até o Porto de Suape (PE).

    Fávaro esteve na entrevista ao lado de Renan Filho, assim como Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos. Em meio a “momento difícil” que vive o agro no Brasil, com alto custo de produção e preços de commodities pressionados, ele elogiou as ações e disse que “nada é mais relevante na formação do preço do que infraestrutura eficiente”.

    “Temos preços das commodities achatados em função de estoque maior no mundo todo e dificuldades neste ano. E sabemos que a formação de preços é diretamente ligada ao preço do frete”, afirmou.

    Na entrevista, Renan Filho destacou que em 2023 o investimento público em corredores do agro foi de R$ 3,6 bilhões; em 2022, ainda na gestão de Jair Bolsonaro (PL), de R$ 2 bilhões.

    Setor vê medidas positivamente

    A Confederação Nacional do Transporte (CNT) viu como oportuno o movimento do governo. Vander Costa, presidente da entidade, diz que o desenho apresentado pelo Ministério “vai ao encontro daquilo que o Sistema Transporte sempre defendeu”.

    “A iniciativa se destaca, ainda, por reconhecer a pujança dos corredores logísticos ao Norte do país, que têm muito potencial de crescimento, a partir do momento em que rodovias, ferrovias e hidrovias estiverem mais bem integradas”, disse.

    Vander destaca, contudo, que o setor gostaria de ver o detalhamento sobre o que o governo pensou para o Arco Sul-Sudeste.

    Concessões e otimizações

    Em janeiro, Renan Filho havia anunciado planos de seu Ministério para 13 concessões e 14 otimizações de rodovias em 2024. O emedebista pontou que parte relevante destas operações vão acontecer em corredores do agro.

    Ao todo, 10 leilões vão acontecer em rodovias que servem para o escoamento de produção, com previsão de R$ 95 bilhões em investimentos. Confira a lista de concessões em corredores do agro:

    • BR-364/GO/MT | Rio Verde (GO) – Rondonópolis (MT)
    • BRs-153/262/GO/MG
    • BR-262/MG | Uberaba – Betim
    • BR-040/MG/GO | BH – Cristalina (GO)
    • BRs-070/174/364/MT/RO | Vilhena (RO) – Cuiabá (MT)
    • BRs-369/373/376/PR e PRs-170/232/445/090 Lote 3 do Paraná
    • BRs-060/452/GO | Rio Verde – Goiânia – Itumbiara
    • BRs-163/277/PR e PRs-158/180/182/280/483 Lote 6 do Paraná
    • BR-364/RO I Porto Velho – Vilhena
    • GOs-020/060/070/080

    As otimizações em corredores serão seis — sendo que quatro já foram enviadas ao Tribunal de Contas da União (TCU) —, com projeção de R$ 48 bilhões.

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