Com feriado, Rio de Janeiro tem crescimento na taxa de ocupação de hotéis
Rede hoteleira tem 52% de ocupação na capital fluminense; expectativa é de que o número aumente até o dia 12 de outubro
Para o feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida, no período de 9 a 12 de outubro, os hotéis estão com cerca de 52% de ocupação na capital fluminense. A expectativa do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Rio de Janeiro (Hotéis Rio) é que esse número ainda cresça.
“Nossa expectativa é de que neste número ainda haja um incremento de 15 a 20%”, ressalta Alfredo Lopes, presidente do Hotéis Rio e do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio (ABIH-RJ).
Leia também:
PF investiga golpe de empresa que vende ‘vacina’ contra coronavírus em Niterói
Modelo alagoana é encontrada depois de um ano no Rio de Janeiro
Cerca de 93% dos visitantes da capital neste feriadão são provenientes de outras regiões do país, principalmente dos estados de São Paulo, Minas Gerais, do próprio Rio de Janeiro e do Paraná. Apenas, 7% vêm dos Estados Unidos.
Os bairros mais procurados pelos turistas são: Ipanema e Leblon (68%), Barra/São Conrado (67%), Flamengo/Botafogo (54%), Centro (44%) e Leme/Copacabana (42%). Em comparação com o último feriado (Dia da Independência), em que a ocupação média na cidade ficou em torno de 45% a 50%, no feriado de Nossa Senhora Aparecida houve, até agora, um crescimento de 12,75%.
Campanha
O setor de turismo no Rio, que enfrentou dificuldades por conta da pandemia do novo coronavírus, agora tenta se recuperar. Para tentar estimular o turismo regional, a ABIH lançou uma ação promocional que oferece descontos em toda cadeia receptiva do turismo, como hotéis, restaurantes, pontos turísticos, shopping centers, entre outros (aeroporto Internacional RIOgaleão e terminais rodoviários do Rio). A campanha “Mais Rio por Menos” acontecerá entre os dias 16 e 30 de outubro. São duas semanas completas, englobando três fins de semana com descontos para os visitantes.
O Bondinho Pão de Açúcar e a roda-gigante Rio Star terão 30% de desconto no bilhete regular para moradores e nascidos em todos os estados brasileiros. No AquaRio e Paineiras Corcovado, o benefício será aplicado a um combo que dará acesso ao atrativo e ao Cristo Redentor, através da van oficial com saída do Centro de Visitantes Paineiras, no Parque Nacional da Tijuca. No Trem do Corcovado, o bilhete custará R$55,00, apenas para cariocas e fluminenses. Os benefícios serão válidos para compras realizadas no período da campanha, com possibilidade de utilização do ingresso após o mês de outubro. O regulamento completo da promoção e o rigoroso protocolo de segurança sanitária adotado estão disponíveis no site oficial de cada atração.
Na Marina da Glória, um dos cenários mais belos da cidade, dois dos restaurantes elaboraram cardápios exclusivos com preços especiais. Embarcações que promovem o turismo náutico e partem do cais da Marina também oferecem descontos para passeios pela Baía de Guanabra. Uma maneira única de saborear a cidade do Rio.
Além disso, cidades do interior do estado também participam da ação. “Estamos diante de uma parceria inédita com enorme adesão dos diversos setores que, de alguma forma, compõem a experiência do turista. De transportes a shoppings, além, é claro, dos equipamentos turísticos e meios de hospedagem, todos darão seu apoio oferecendo condições imperdíveis ou mobilizando seus canais de divulgação para ampliar o alcance da campanha, com as mídias sociais como grande impulsionador”, destaca Alfredo Lopes.