Cobasi recebe aporte de R$ 300 milhões para avançar nos canais digitais
O investimento, segundo comunicado enviado à imprensa, foi feito via aquisição de participação minoritária na companhia
A Cobasi, rede varejista de cuidados para pets, irá receber um aporte de R$ 300 milhões do fundo Kinea Private Equity.
O investimento, segundo comunicado enviado à imprensa, foi feito via aquisição de participação minoritária na companhia e procura “acelerar a expansão de lojas e reforçar sua atuação nos canais digitais e de serviços, além de buscar aquisições estratégicas, de modo a fortificar todo um ecossistema dedicado aos cuidados do animal de estimação”.
Em 2020, o faturamento da Cobasi foi de mais de R$ 1,5 bilhão e seus canais de venda digitais representam atualmente quase 25% do valor total.
“O investimento da Kinea será utilizado na expansão da companhia, aproveitando o potencial deste mercado que está em plena transformação, em especial com a inclusão das plataformas digitais”, afirmou o cofundador e CEO da Cobasi, Paulo Nassar em comunicado. “Unindo o nosso conhecimento desse mercado e o investimento da Kinea, a empresa se torna a mais capitalizada do setor. Agora os planos são investir em tecnologia, aprimorar a associação de nossa rede física aos canais digitais e expandir a oferta de novos serviços”, contou.
A Cobasi tem mais de 100 lojas abertas em 11 estados no Brasil e conta com uma força de trabalho de 4.200 colaboradores.
Briga de cachorro grande
Com o investimento, a Cobasi ingressa de vez na guerra pela preferência em produtos para animais de estimação.
Em meio à pandemia do novo coronavírus, a concorrente da companhia, a Petz, também só cresceu. As vendas digitais atingiram R$ 395,6 milhões no ano passado, crescendo 342% quando comparadas a 2019. O resultado positivo aconteceu em um ano de bons ventos para a companhia que, em setembro de 2020, movimentou R$ 3,03 bilhões ao abrir seu capital.
Mas não foram só a Cobasi e a Petz que cresceram em 2020.
Isso porque o setor de acessórios e alimentos para pets como um todo cresceu 87% nos últimos cinco anos no mundo, segundo a Euromonitor International. No Brasil, segundo o Instituto Pet, o segmento cresceu 13,5% em relação a 2019.