Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brasil está no caminho da vanguarda na descarbonização, diz presidente da Anfavea

    Especialistas participaram de painel “Do fóssil ao renovável: desafios e oportunidades dos biocombustíveis​”, do CNN Talks

    Henrique Sales Barrosda CNN , São Paulo

    O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio Lima Leite, colocou o Brasil em posição de destaque na transição energética.

    “O Brasil está em uma rota extremamente de vanguarda quando falamos em processo de descarbonização”, afirmou, nesta segunda-feira (3), em painel no CNN Talks.

    O presidente da Anfavea participou do painel “Do fóssil ao renovável: desafios e oportunidades dos biocombustíveis​”.

    A fala de Lima Leite se complementou à de Vander Costa, presidente do Sistema Transporte, que falou sobre a “necessidade” de mudança na matriz energética.

    “Existem caminhões sendo produzidos no Brasil que podem rodar 100% por biodiesel”, afirmou.

    Também no painel, o presidente do Conselho de Administração da Copersucar​, Luis Roberto Pogetti, colocou o etanol como “pronto” para a transição energética no Brasil.

    “O carro a etanol gera emprego e renda. Nesse contexto, enxergo o etanol com capacidade pronta e imediata de resposta à sociedade”, declarou.

    Já o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Rodolfo Saboia, frisou que a transição energética não pode “desorganizar” o setor.

    “A entrada de um combustível em substituição a outro tem que se dar de forma ordenada”, destacou

    “É necessário que o aspecto social seja levado em conta”, acrescentou, alertando para o risco de elevações nos preços caso isso não seja seguido.

    O evento

    “CNN Talks – Próximos Passos para a Transição e Transformação Energética no Brasil” reuniu autoridades governamentais, empresários e especialistas em debate.

    Como protagonista no cenário da transição energética, o Brasil está em posição relevante na geopolítica global em prol da energia mais rentável e sustentável.

    No entanto, há muito a ser discutido em relação a estratégias, desafios e oportunidades, como nossos pontos positivos, investimentos, esforços e a competitividade no setor.

    Sob mediação e condução dos jornalistas Márcio Gomes e Fernando Nakagawa, o encontro contou com uma plateia convidada de empresários e players do segmento, em São Paulo.

    Tópicos