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    CNN participa de evento que discute investimento em comunicação

    Encontro virtual em parceria com a ABA reuniu profissionais de comunicação e marketing e contou com a mediação do jornalista Phelipe Siani

    Do CNN Brasil Business , em São Paulo

    A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), em parceria com a CNN, realizou, na última terça-feira (9), o encontro virtual “Do brand equity ao AD equity: Amplificando o retorno sobre o investimento em comunicação”.

    O apresentador da CNN Phelipe Siani iniciou o evento comentando sobre como a comunicação precisa ser multifacetada e, em seguida, apresentou um vídeo sobre a consolidação da emissora no Brasil. Siani também destacou a importância temática do evento para a área da comunicação.

    Além de dar o pontapé inicial no encontro, o apresentador foi responsável por moderar os painéis. No primeiro, cujo tema foi “Criatividade, Qualidade e Relevância”, estiveram presentes: Frederico Battaglia, CMO Latam da Stellantis; Marco Frade, Head de Comunicação da Diageo e Presidente do Comitê de Mídia da ABA; e Renata Gomide, diretora da ABA e diretora de Marketing do Grupo O Boticário.

    Gomide afirmou que “a jornada feita pelo consumidor é mais importante no contexto de criação do que apenas pensar no canal e nas peças. E é nessa jornada que você consegue entender e se adaptar a esse consumidor”.

    “A gente nunca pode perder essa questão da arte e da história, do como contar e embalar o queremos vender ao consumidor. Normalmente, nos influenciamos pelo técnico, dados e números, que é fundamental, mas o importante também é se conectar com o público”, comentou Frederico Battaglia.

    Marco Frade, por sua vez, ressaltou aspectos importantes para captar a atenção do público para as marcas nas redes sociais.

    “O primeiro está condicionado à questão de talento, ter profissionais criadores que saibam trabalhar o conteúdo valoroso em diversos formatos; o trabalho de criação parte de um bom briefing que seja razoável com o objetivo da marca. Já o outro aspecto é o técnico. Nós trabalhamos com ferramentas que possibilitam uma avaliação do comportamento do consumidor e assim montamos matérias que nos possibilitam ter o público fixado em nossos produtos. Um trabalho e um briefing bem feitos possibilitam um resultado final que chame bastante atenção”.

    Neste primeiro painel foram destaque as mudanças midiáticas, os efeitos que a propaganda tradicional ainda causa e como os profissionais precisam estar atentos as variações nas redes sociais.

    Já no segundo painel, chamado “O vetor credibilidade: O consumidor percebe a marca como avalista do conteúdo onde insere sua comunicação”, foi abordado como as empresas usam a comunicação para criar vínculos entre marcas e pessoas.

    Maurício Kotait, vice-presidente de vendas publicitárias da CNN, afirmou que credibilidade da emissora não é um processo rápido, mas é o resultado de uma construção.

    “Ficamos felizes em saber que os nossos clientes afirmam, antes de nós, o valor e a credibilidade que a CNN tem”. Kotait ressalta ainda que “pensar na frente, se adaptar às inovações de comunicação e pensar que são as pessoas que trazem credibilidade para as marcas”, disse.

    Amira Ayoub, diretora da ABA e marketing manager da LATAM Airlines ressaltou que “para gerar credibilidade, acredito que é necessário entregar algo justo para os consumidores, por que os brasileiros são um público crítico. E é preciso ser estratégico e saber confiar em empresas e influenciadores que irão ressaltar essa credibilidade e ter em mente o foco de como a minha marca será percebida pelo público”.

    Já Betania Gattai, presidente do Comitê de consumer experience da ABA e Latam consumer engage centers manager da Unilever, afirmou que a credibilidade se dá na consistência do propósito da marca e no cuidado da entrega da comunicação do produto em todos os meios em que o consumidor terá contato com a empresa.

    “É necessária uma construção social que requer tempo. Nós, da Unilever, adotamos um sistema de trabalho com grupos multifuncionais, com flexibilidade de ajuste e correção de rota. É assim que vivenciamos a comunicação e conseguimos entender melhor o que nosso consumidor está querendo”.

    Por fim, Siani convidou Kellen Silvério, presidente do Comitê de Branding e Conteúdos da ABA e diretora de marketing da Hasbro do Brasil que fez as considerações finais do evento. Na ocasião, também foi lançado o “Guia Global sobre Claims de Sustentabilidade em Marketing e Comunicação”.

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