China proíbe exportações de empresas de alimentos de Taiwan por visita de Pelosi
China adverte repetidamente contra visita de Pelosi a Taiwan, em movimento que Pequim diz violar o princípio de "uma só China" que Washington prometeu cumprir
A China suspendeu as importações de 35 exportadores taiwaneses de biscoitos e doces desde a última segunda-feira (1.º), em um alerta à ilha autônoma antes de uma possível visita a Taiwan da presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi.
A Agência Central de Notícias oficial de Taiwan informou nesta terça-feira (2) que, entre as 3.200 empresas taiwanesas registradas na alfândega da China na categoria de alimentos, 2.066 foram listadas como “importação suspensa”.
Entre as 107 empresas na categoria de biscoitos, doces e pães, 35 foram listadas com o selo, segundo cálculos da Reuters com base em dados de registro publicados no site da Administração Geral de Alfândegas da China.
“Fiquei sabendo da proibição antes de sair do trabalho ontem à noite”, disse à Reuters um gerente de negócios de um dos produtores de alimentos taiwaneses afetados, acrescentando que não sabia por que sua empresa foi proibida.
“Há empresas de alimentos dizendo que seus produtos já foram rejeitados na alfândega da China“, disse ele, que não quis ser identificado.
As suspensões ocorreram quando a China advertiu repetidamente Pelosi contra ir a Taiwan, em visita que Pequim diz violar o princípio de “uma só China” que Washington prometeu cumprir.
A Administração Geral de Alfândegas da China não respondeu imediatamente ao pedido de comentários da Reuters.
“Percebemos isso e estamos tentando entender mais”, disse um funcionário da fabricante de doces Kuo Yuan Ye Foods à Reuters.
Não ficou claro se mais suspensões estão se aproximando, mas as maiores exportações de Taiwan para a China, em valor, são eletrônicos e peças, máquinas, plásticos e produtos químicos.
A China já suspendeu a importação de uma série de itens, incluindo garoupa, abacaxi e maçã de Taiwan desde o ano passado, citando preocupações com pragas, que Taiwan negou veementemente.
O Conselho de Agricultura de Taiwan disse que tomará as medidas relevantes para ajudar as últimas empresas afetadas pela suspensão de “curto prazo”, disse em comunicado.
Em 2021, as importações chinesas de Taiwan atingiram um recorde de US$ 189 bilhões, segundo dados oficiais de Taiwan.