Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    China: anúncio de vaga para jovens de 18 a 30 anos gera incômodo no país

    Economia fragilizada vem gerando obstáculos para empregar cidadãos

    Rua de compras em Xangai, China
    Rua de compras em Xangai, China 10/02/2024 - REUTERS/Nicoco Chan/File photo

    Reuters

    Um anúncio de emprego de uma mercearia chinesa que procurava caixas entre 18 e 30 anos gerou incômodo nas redes sociais por parte de pessoas mais velhas que lutam para encontrar trabalho em uma economia fragilizada.

    Alguns disseram que o anúncio destacou a situação difícil de uma grande parte da população de meia-idade, enquanto o governo se concentra no combate ao elevado desemprego juvenil e na procura de vagas para mais um ano recorde de graduados universitários.

    “Não é fácil”, postou na plataforma de mídia social Weibo um usuário da cidade de Ningbo, na província de Zhejiang.

    O usuário postou uma foto do anúncio buscando caixas, gerando mais de 140 milhões de visualizações e 41 mil comentários.

    “Você acha que é fácil encontrar um emprego agora?” escreveu o internauta do Weibo.

    “Tenho 33 anos este ano e procuro emprego há três anos”, disse outro usuário do Weibo.

    Não existe uma lei específica contra a discriminação etária, embora os meios de comunicação estatais tenham criticado no ano passado os empregadores por práticas de contratação “discriminatórias”, incluindo a procura de trabalhadores mais jovens e mais baratos, no que ficou amplamente conhecido como a “Maldição dos 35”.

    “Tenho 29 anos”, escreveu outro usuário no Weibo. “Já fui demitido três vezes desde que me formei. Agora ninguém respondeu meu currículo, mesmo que eu seja solteiro e não tenha filhos.”

    “Já era difícil encontrar um emprego quando você tem mais de 35 anos?” outro usuário do Weibo perguntou, com um ícone de emoji representando amargura. “Agora [é difícil] com 30 anos.”

    “Ao mesmo tempo, a idade da aposentadoria precisa ser adiada. Então, o que você vai fazer nesse meio tempo?” o usuário acrescentou.

    A China está planejando aumentar a idade de aposentadoria em fases, à medida que a população envelhece, informou a imprensa estatal, embora não tenham sido anunciados planos específicos.

    A idade é atualmente de 60 anos para os homens, e ainda mais jovem para as mulheres, que podem aposentar aos 55 anos de empregos administrativos, mas aos 50 anos se trabalharem em fábricas.

    Outro anúncio de emprego recente para a cadeia de supermercados de luxo Pangdonglai também estabeleceu 30 anos como a idade máxima para os cargos que tentava preencher.

    Procurado pela Reuters, o supermercado não quis comentar.

    O jornal Workers Daily publicou no ano passado um editorial dizendo que os candidatos a emprego não deveriam enfrentar discriminação com base na idade, sexo ou estado civil, mas que levaria tempo para mudar as atitudes das empresas.