China anuncia medidas de apoio para intensificar mercado de ações
Seguradoras serão incentivadas a investir 30% dos prêmios anuais em ações negociadas em yuans


O órgão regulador de valores da China intensificou o apoio ao mercado de ações, ao anunciar nesta quinta-feira (23) medidas para estimular a canalização de capital para papéis de companhias locais.
Seguradoras estatais e fundos mútuos deverão desempenhar um papel crucial no processo, segundo um comunicado divulgado pela Comissão Reguladora de Valores e pelo Ministério das Finanças do país.
As seguradoras serão incentivadas a investir 30% dos prêmios anuais em ações negociadas em yuans, segundo o vice-ministro da Administração Reguladora Financeira Nacional, Xiao Yuanqi.
Pelo menos 100 bilhões de yuans (US$ 13,75 bilhões) de fundos de seguros serão direcionados para ações em um programa piloto no primeiro semestre deste ano. Metade do valor deverá ser aprovado ainda antes do recesso do Ano-Novo Lunar, entre os dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro.
A divulgação do estímulo impulsionou o mercado acionário na manhã desta quinta: o Índice Composto de Xangai subiu 1,2%, enquanto os papéis da China Pacific Insurance avançaram 3,6%.
Após anúncio dos órgãos reguladores da China, o banco central chinês (PBoC, na sigla em inglês) também listou, nesta quinta-feira, 23, iniciativas para apoiar o mercado de ações do país.
Em coletiva de imprensa, a autoridade disse que continuará a diminuir os requisitos para as empresas obterem empréstimos para recompra de ações. O BC chinês também aumentará a escala de ferramentas de liquidez para apoiar a recompra de ações “no momento adequado”.
Reforma tributária cria “nanoempreendedor”; entenda nova categoria