CEOs do setor industrial nos EUA estão preocupados com uma eventual recessão
Principal desafio de negócios relatado pelos executivos foi aumento dos custos das matérias-primas
A inflação alta e os riscos crescentes de recessão estão escurecendo o clima na indústria manufatureira.
Cinquenta e nove por cento dos líderes industriais dizem que as pressões inflacionárias estão tornando uma recessão mais provável no próximo ano, de acordo com uma pesquisa divulgada na quarta-feira pela Associação Nacional de Fabricantes (National Association of Manufacturers).
Três quartos dos fabricantes dizem que as pressões inflacionárias estão piores hoje do que há seis meses, com 54% também dizendo que os preços mais altos estão dificultando a concorrência e a lucratividade.
A pesquisa foi realizada de 17 a 31 de maio, antes do alarmante relatório de inflação de maio que desencadeou severa turbulência nos mercados financeiros.
“Ao longo de várias crises, os fabricantes se mostraram notavelmente resilientes, mas não há dúvidas de que há nuvens mais escuras no horizonte”, disse Jay Timmons, CEO do grupo comercial de manufatura, em comunicado.
O principal desafio de negócios relatado pelos CEOs de manufatura na pesquisa foi o aumento dos custos das matérias-primas, citado por 90% dos entrevistados. As principais fontes de inflação foram o aumento dos preços das matérias-primas (97%), custos de frete e transporte (84%), salários e vencimentos (80%), custos de energia (56%) e escassez de trabalhadores (49%).
“A guerra da Rússia contra a Ucrânia inegavelmente exacerbou os custos mais altos de energia e alimentos”, disse Timmons, acrescentando que os gastos deficitários do governo federal contribuíram para a alta inflação. Timmons não mencionou o afastamento tardio do Federal Reserve das políticas de emergência.
O Associação pediu aos legisladores que se abstenham de impor novos impostos e se concentrem em aliviar as pressões de oferta, incluindo a aprovação da Lei de Inovação Bipartidária defendida pela Casa Branca. Timmons disse que 88% dos fabricantes na pesquisa veem isso como uma importante peça de legislação.
“Embora não resolva todos os problemas, isso nos dará muitas das ferramentas necessárias para aumentar a fabricação doméstica e fortalecer nossas cadeias de suprimentos”, disse Timmons. “O Congresso precisa agir rapidamente para levá-lo à mesa do presidente Biden.”