Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Brasil Money

    Carrefour quer agradar sindicatos ineficientes na França, diz presidente da ABPA ao CNN Money

    Ricardo Santin considera declaração do executivo "infeliz" e "desprovida de verdade"

    Da CNN

    O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, criticou duramente a recente declaração do CEO do Carrefour na França, Alexandre Bompard, sobre a intenção de deixar de comercializar carnes oriundas do Mercosul.

    Em entrevista o CNN Money nesta quinta-feira (21), Santin classificou a manifestação do executivo como “infeliz” e “desprovida de qualquer fundo de verdade”.

    Segundo ele, a decisão do Carrefour é uma atitude protecionista que visa agradar sindicatos ineficientes.

    Santin ressaltou a importância do Brasil no cenário internacional da produção de proteína animal.

    “O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo, quarto maior de carne suína e também o maior exportador de carne bovina”, afirmou.

    Ele destacou que o país detém 37% do mercado global de frango, 25% de carne bovina e 15% de suína.

    O presidente da ABPA enfatizou que o Brasil sempre atendeu aos requisitos da Europa e que o Carrefour conhece bem a qualidade das carnes brasileiras, já que as compra regularmente.

    Impacto limitado da declaração

    Apesar da polêmica, Santin diz não acreditar que a posição do CEO do Carrefour na França se espalhe para outras empresas ou países.

    “Não vemos isso se espalhando para ninguém, porque isso é capaz, ele nem tem a capacidade de fazer isso. Os demais países conhecem o Brasil”, afirmou.

    O executivo da ABPA também destacou que a Europa, incluindo a França, não é autossuficiente na produção de carne e depende das importações para complementar sua oferta e oferecer produtos mais acessíveis à população.

    Santin concluiu pedindo que o Carrefour matriz se retrate, argumentando que a postura da empresa “não se coaduna com um mundo onde não pode haver fronteiras para os alimentos” e que é necessário respeitar o comércio global para garantir a sustentabilidade e a segurança alimentar.

    Starbucks deve voltar a ampliar rede em 2025, diz fundo

    Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

    Tópicos