Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Caoa Cherry suspende 480 demissões em Jacareí (SP) até janeiro, diz sindicato

    Programa de layoff começa a valer no dia 1° de julho e tem duração de cinco meses, além de três meses de estabilidade

    Natalia Norado CNN Business*

    Nesta quarta-feira (11), a Caoa Chery suspendeu a demissão de cerca de 480 funcionários da fábrica da montadora na cidade de Jacareí (SP). O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos anunciou que a proposta de layoff, aprovada em assembleia dos trabalhadores na última sexta-feira (6), foi aceita pela empresa.

    O programa, que suspende temporariamente os contratos, começa a valer no dia 1° de julho e tem duração de cinco meses, além de três meses de estabilidade.

    Durante o período, os trabalhadores receberão seus salários integralmente e continuarão com o plano de saúde da empresa. Segundo o sindicato, parte da remuneração é paga com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

    A montadora anunciou na última quinta-feira (5) que pretende fechar a fábrica de Jacareí.

    A Caoa informou que um dos modelos produzidos no local sairá de linha e outros dois passarão a ser importados da China. O Sindicato defende que os modelos Arrizo 6 e Arrizo 6 Pro continuem sendo produzidos na planta da região.

    Além da proposta de layoff, a entidade informou que pretende pressionar governantes para que proíbam o fim das atividades da Caoa na cidade. Uma proposta de projeto de lei foi protocolada na Câmara Municipal de Jacareí com esse objetivo.

    Segundo o Instituto Latino-americano de Estudos Socioeconômicos, o fechamento da montadora provocaria a perda de R$ 53 milhões em massa salarial em circulação na cidade. Enquanto no setor de autopeças o impacto previsto é de R$ 37 milhões.

    *Sob supervisão de Ana Carolina Nunes

    Tópicos