BC: Campos Neto reforça que há tranquilidade com inflação
Presidente do Banco Central disse que uma parte do aumento dos preços está ligada à alta do câmbio
O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, reafirmou nesta terça-feira (17) que há tranquilidade da autoridade monetária em relação à inflação.
“O Banco Central está olhando, está monitorando e entendemos que grande parte do movimento recente é temporal”, disse ele, ao falar em evento organizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
O presidente do BC voltou a avaliar que uma parte do movimento inflacionário é ligada à alta do câmbio, com outra parte advinda dos efeitos na economia da concessão do auxílio emergencial e também do impacto nos preços do chamado efeito substituição, com os brasileiros consumindo menos serviços em meio à pandemia e direcionando seus gastos à alimentação em domicílio.
Leia também:
FGV: IPC-S acelera em 6 das 7 capitais avaliadas na 2ª quadrissemana de novembro
Economista analisa fala de Guedes: ‘processo de hiperinflação não é instantâneo’
O presidente do BC apontou que há “realmente” um aumento de prêmio de risco nos títulos públicos. Ele afirmou que a ação conjunta do BC com o Tesouro implementada recentemente foi importante para tratar com o elemento técnico, mas afirmou que é preciso voltar à disciplina fiscal para que haja estabilização nos preços.
Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook