Campos Neto: estou tentando construir uma relação de confiança com o governo
De acordo com o presidente do BC, apenas ele, Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estavam presentes no momento da reunião
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta quinta-feira (28) que está “tentando construir uma relação de confiança” com o governo.
A fala vem um dia depois de Campos Neto se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com o presidente do BC, além dele e Lula, apenas o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participou do encontro.
“Na reunião, estávamos eu, presidente Lula e o ministro Haddad, somente. O que nós combinamos é de não falar sobre a reunião. Eu estou tentando construir uma relação de confiança, o que combinamos é que não falaríamos nada sobre a reunião. O ministro Haddad fez comentários e eu concordo completamente com ele.”, disse Campos Neto durante coletiva de imprensa no BC.
Reunião
O presidente Lula e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, se reuniram pela primeira vez este ano na noite de quarta-feira. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Lula não teria feito nenhum pedido chefe do Banco Central. “Importante é a interação”, disse o ministro.
“Presidente pediu alguma coisa? Não se pede nada. Cada um faz seu trabalho. Importante é a interação.”
Desde que assumiu o governo, Lula fez diversas críticas ao Banco Central e a Campos Neto sobre o patamar elevado da taxa de juros no país.
“Foi uma relação institucional, de excelente nível, de aproximação institucional, como fizemos com a Câmara, com Senado, Supremo. Agora entramos em uma nova fase da relação institucional da presidência com o banco central, essa aproximação estava acontecendo naturalmente com o ministério [da Fazenda]”, avaliou Haddad.