Brasil recebe nesta terça-feira frota de quase 2.800 veículos elétricos vinda da China
Carga chega no porto de Vilha Velha, e grande parte tem São Paulo como destino
Veja imagens do navio cargueiro movido a velas
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O Navio Pyxis Ocean da Cargill, velejando movido pelo vento. • Divulgação/Cargill/Business Wire
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O projeto é uma parceria da Cargill, BAR Technologies, Mitsubishi Corporation e Yara Marine Technologies • Divulgação/Cargill/Business Wire
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O navio é o primeiro a ser adaptado com dois WindWings. As velas medem 37,5 metros de altura e podem ser instaladas no convés de navios de carga para ajudar a reduzir as emissões de CO2 e o uso de energia. • Divulgação/Cargill/Business Wire
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Instalação dos WindWings no Pyxis Ocean. Montagem foi feita no estaleiro COSCO em Xangai, China, antes da embarcação zarpar rumo ao Brasil. • Divulgação/Cargill/Business Wire
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Navio Pyxis Ocean aportado com os WindWings instalados. A embarcação foi adaptada com a tecnologia de propulsão assistida para reduzir as emissões de CO2. • Divulgação/Cargill/Business Wire
Uma frota de 2.796 veículos elétricos chineses vai chegar ao Brasil nesta terça-feira (29).
Os SUVs de alta classe das montadoras GWM e BYD vão aportar na cidade de Vila Velha (ES), no terminal de cargas (TVV), após uma viagem da China iniciada no dia 18 de julho.
O carregamento está sendo trazido na viagem inaugural do navio Green Kemi. A embarcação faz parte de uma nova geração de navios de uma “frota verde”, que visa baixas emissões.
Tais embarcações são destinadas a atender exclusivamente à linha marítima de transporte de cargas entre a China e o Brasil, sem a necessidade de parada.
Segundo Carlos Eiras, o presidente da Câmara de Comércio Brasil-China, cerca de 8.000 veículos chegaram ao Brasil por meio da mesma rota no primeiro semestre de 2023.
Até dezembro, a expectativa é de que as entregas totalizem 15 mil carros elétricos — a maioria deles da GWM e BYD. Entre os principais destinos estão São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Salvador.
As cinco capitais formam os maiores mercados consumidores da América Latina, segundo Eiras.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti, a atuação que essas empresas já desempenham no mercado automotivo brasileiro é “formidável”.
“Esses carros chegam da China pelo TVV e são levados para São Paulo, em sua maioria, pois é lá que fica a sede da Comexport, companhia de forte presença no mercado de veículos importados e que, somente em 2022, faturou quase R$ 4 bilhões em vendas no país”, avalia Colodetti.
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