Brasil precisa corrigir déficit previdenciário para ter crescimento sustentável, diz Raul Velloso à CNN
Especialista em contas públicas participou do CNN Talks: Caminhos para o Crescimento, que aconteceu em São Paulo


Presidente do Fórum Nacional INAE (Instituto Nacional de Altos Estudos) e um dos maiores especialistas em contas públicas do país, Raul Velloso defendeu em entrevista à CNN que o Brasil de corrigir seu déficit previdenciário para que sua economia cresça de maneira sustentável.
Velloso participou do CNN Talks: Caminhos para o Crescimento, que aconteceu em São Paulo, nesta quinta-feira (29).
Segundo o economista, o déficit previdenciário do país suga recursos que deveriam ser direcionados à infraestrutura – que, na sua visão, poderia impulsionar o crescimento.
“O grande desafio é que os recursos que deveriam estar indo para infraestrutura, recursos públicos, não estão indo, estão travados. Sem investimento em infraestrutura o país não cresce”, disse.
Em 2023, o Regime Geral de Previdência Social (RGPS), que atende aos trabalhadores do setor privado urbano e rural, registrou déficit de R$ 315,7 bilhões. O RPPS, responsável pelos benefícios previdenciários dos servidores civis da União e seus dependentes, apresentou déficit de R$ 54,8 bilhões.
Questionado sobre a necessidade de o país realizar uma nova reforma previdenciária, o economista afirmou que “reformar sempre é bom”. “Precisamos complementá-la, ela [reforma implementada em 2019] ainda não está concluida”, disse.
Texto de Danilo Moliterno.