Brasil deve ter queda na carga de energia e mais chuvas em setembro, diz ONS
Órgão espera que os lagos das usinas do Sudeste/Centro-Oeste recebam chuvas equivalentes a 73% da média histórica em setembro
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) revisou para cima sua estimativa de chuvas nos reservatórios de hidrelétricas do país em setembro, ao mesmo tempo em que passou a esperar uma queda mais forte da carga de energia.
Segundo boletim divulgado nesta sexta-feira (2), o órgão espera que os lagos das usinas do Sudeste/Centro-Oeste recebam chuvas equivalentes a 73% da média histórica em setembro, ante 69% previstos na semana anterior.
O ONS também elevou sua projeção para o nível dos reservatórios do subsistema, a 49,7% ao final deste mês, ante 48,5% esperados inicialmente.
Já em relação às demais regiões, o ONS fez ajustes para cima na previsão de chuvas para o Sul (130% da média, ante 82%) e Nordeste (69%, ante 66%) e manteve as estimativas para o Norte (77%).
Para a carga de energia elétrica, o ONS passou a esperar recuo de 1,9% em relação a setembro de 2021, contra -1,2% esperado na semana anterior.