Boicote ao Carrefour acabou? Entenda as consequências do pedido de desculpas do CEO francês
Após o comunicado do CEO global da rede, o Carrefour Brasil afirmou que o planejamento de entregas de produtos de carne bovina a suas lojas foi retomado e prevê normalização do abastecimento nos próximos dias
Nesta terça-feira (26), o CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, enviou uma carta de desculpas ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, na qual citou a “qualidade e respeito às normas” da carne brasileira e alegou “confusão”.
O documento cessou o imbróglio crescente entre a rede brasileira e o setor produtivo do país. Na semana passada, Bompard disse que a rede do Carrefour deixaria de comercializar carnes oriundas do Mercosul.
A fala gerou um boicote por parte do setor produtivo brasileiro contra a companhia francesa. Desde sexta-feira (22), grandes frigoríficos vinham anunciando a suspensão da venda de carnes para o Carrefour no Brasil.
Na carta enviada à Agricultura nesta terça, o executivo reconheceu a qualidade do produto brasileiro e se retratou sobre uma possível “confusão” desencadeada na última semana.
“Se a comunicação do Carrefour França gerou confusão e pode ter sido interpretada como questionamento de nossa parceria com a agricultura brasileira e como uma crítica a ela, pedimos desculpas”, diz trecho da carta.
Após o comunicado do CEO global da rede de varejo, o Carrefour Brasil afirmou que o planejamento de entregas de produtos de carne bovina a suas lojas foi retomado e prevê normalização do abastecimento nos próximos dias.
Além disto, associações ligadas ao agronegócio brasileiro têm repercutido positivamente a retratação de Bompard.
“O cronograma de entregas de produtos de carnes bovinas foi retomado e a companhia espera a normalização do reabastecimento de tais produtos no decorrer dos próximos dias”, afirmou a maior rede supermercadista do Brasil em fato relevante.
Ministro Fávaro dá assunto por “superado”
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou em entrevista a jornalistas nesta terça-feira que o CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, se corrigiu “em tempo” e que episódio envolvendo o supermercado e as carnes brasileiras “foi superado”.
“Episódio superado […] Foi uma atitude intempestiva do CEO do Carrefour e que foi corrigido em tempo e agora é vida que segue”, disse antes de evento em São Paulo.
Segundo Fávaro, Bompard se retratou no que era mais importante: reconhecer a qualidade e respeito às normas da produção de carnes brasileiras.
Entidades do agro repercutem carta
O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, disse à CNN que a situação com o Carrefour está apaziguada após o CEO global da rede francesa escrever uma carta se retratando ao agronegócio brasileiro.
“Claro que houve uma agressão, uma agressão gratuita contra a imagem do Brasil. Essa foi uma fala infeliz e que é baseada em um protecionismo arcaico e retrógrado dos produtores franceses”, disse.
A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) afirma que a declaração é positiva e confirma a qualidade do produto agrícola brasileiro.
“A agroindústria no Brasil recebe com satisfação o pedido de desculpas e o reconhecimento da excelência do produto e do produtor brasileiro por parte do CEO Global do Carrefour. Esperamos que, com isso, as operações da rede francesa sejam restabelecidas”, diz em nota.
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