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    Black Friday antecipada impulsiona faturamento das empresas em 27%, diz Itaú

    Ramo de vestuário e acessórios registrou a a maior alta da primeira quinzena de novembro

    Vitória Queirozda CNN

    Os descontos antecipados da Black Friday foram responsáveis por aumentar em 27% o faturamento das empresas na primeira quinzena de novembro, segundo pesquisa realizada pelo Itaú, obtida com exclusividade pela CNN. A alta é em relação aos 15 primeiros dias de novembro de 2023.

    A Black Friday é realizada oficialmente na última sexta-feira de novembro. Em 2024, será dia 29. Apesar da data, algumas empresas e marcas têm antecipado os descontos.

    De acordo com o levantamento, os ramos que mais tiveram destaques no período foram:

    • comércio atacadista de vestuário e acessórios (50,2%);
    • comércio de veículos(43,1%);
    • comércio de veículos de peças e acessórios para veículos (30,2%);
    • agências de viagens (23,9%);
    • hotéis (16,6%);
    • restaurantes (11,5%).

    “Para além das transações com cartões de crédito e débito capturadas pelas empresas de adquirência, sabemos que o fluxo de pagamentos do mercado brasileiro é muito amplo, com o Pix ganhando cada vez mais abrangência e com um crescimento acima do mercado, e com os boletos também mantendo participação relevante”, diz  Angelo Russomanno, diretor de pagamentos para empresas do Itaú Unibanco.

    Metodologia

    Os números contemplam as transações capturadas pela Rede, operação de adquirência do Itaú, além dos pagamentos via Pix e boletos processados pelo banco – considerando aqueles realizados por pessoas físicas como pagamento para pessoas jurídicas.

    Pix na Black Friday: como os pagamentos instantâneos podem ajudar PMEs

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