Biden diz que payroll de setembro é “boa notícia” para economia dos EUA
Presidente dos EUA destacou também o avanço das negociações sindicais nos portos da Costa Leste do país
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta sexta-feira (4) que o relatório de empregos (payroll) norte-americano em setembro é uma “boa notícia” para a economia do país. Em comentário, ele afirmou que ainda há mais a ser feito para “expandir oportunidades e reduzir custos”.
Biden destacou também o avanço das negociações sindicais nos portos da Costa Leste dos EUA.
“Estamos vendo o poder da negociação coletiva para aumentar os salários dos trabalhadores”, comemorou o presidente dos Estados Unidos.
O crescimento do emprego nos Estados Unidos acelerou muito mais do que o previsto no mês passado, fornecendo mais alguma garantia para a estabilidade contínua do mercado de trabalho.
Os empregadores adicionaram cerca de 254 mil empregos em setembro, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira pela Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos.
É uma contagem maior do que o total mensal de agosto (que foi revisado para cima para 159 mil) e supera as expectativas dos economistas de um ganho de 140 mil empregos.
A taxa de desemprego caiu de 4,2% para 4,1%, mostrou o relatório do BLS.
O Federal Reserve (Fed, na sigla em inglês), agora intensamente focado em proteger o mercado de trabalho, já que a alta inflação parece ter sido controlada, está examinando atentamente os dados de emprego em busca de quaisquer sinais de fraqueza.