Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Brasil Money

    BC proíbe alteração de informações em chaves aleatórias do Pix

    Pessoas e empresas que usam chaves aleatórias não poderão mais alterar as informações vinculadas às chaves; para isso, devem criar uma nova

    Da CNN

    O Banco Central (BC) anunciou nesta quinta-feira (6) alterações nos mecanismos de segurança do Pix. Entre as mudanças está a proibição de alterar informações já disponibilizadas em chaves aleatórias cadastradas.

    A partir de agora, o usuário deve excluir a chave aleatória que não comporta mais as informações adequadas e criar uma nova, em que possa inserir as atualizações do início.

    Segundo o BC, as novas normas de segurança não modificam em nada a forma de usar o Pix, seja para quem realiza a transferência quanto para quem recebe os recursos.

    “Elas são medidas operacionais, que trazem mais exigências de segurança para os participantes, a fim de combater as fraudes no Pix. A segurança é um dos pilares fundamentais do Pix e é entendida como um processo contínuo”, diz a autarquia, em nota.

    Em relação às chaves aleatórias, o objetivo das mudanças é garantir a atualização das informações dos usuários sem abrir brecha para fraudes e golpes a partir dos dados.

    “Pessoas e empresas que queiram reivindicar a posse de um e-mail também não poderão mais fazê-lo. Chaves do tipo e-mail não poderão mais mudar de dono. Apenas chaves do tipo celular continuam a ter acesso a essa funcionalidade, para permitir que números de celular pré-pago, que podem mudar de dono, também possam mudar de dono quando registradas como chave Pix”.

    Tópicos