Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Brasil Money

    BC precisa mostrar independência e alta do juro é sinal, diz Meirelles

    Para ex-presidente da autarquia, guidance que leva juro a 14,25% ao ano em março é demonstração de autonomia

    Da CNN , em São Paulo

    O ex-presidente do Banco Central (BC) e ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse em evento na capital paulista nesta quinta-feira (29) que o mercado ainda testa a independência da autarquia, que está sob nova gestão a partir deste ano.

    Para Meirelles, Gabriel Galípolo, atual presidente do BC indicado pelo Palácio do Planalto, precisa sinalizar independência ao mercado. O guidance dado em dezembro, de que haverá altas no juro que levarão a Selic a 14,25% ao ano em março, vai nesta direção, segundo o economista.

    O Banco Central já fez uma indicação, um forward guidance. É uma medida dura, dá uma indicação de subida, com uma explicitação. Acho que foi positivo. O que o BC precisa fazer é tomar ações que caracterizem sua independência, e essa é uma delas”, disse.

    À frente da autoridade monetária durante as primeiras passagens do presidente Lula no Planalto, Meirelles indicou que houve movimento semelhante à época, de sinalização de independência do BC ao mercado.

    O ex-presidente da autarquia destacou que esta é uma ação que visa combater as expectativas de inflação no país.

    “O problema é que há uma questão-chave chamada ‘expectativa de inflação’. E a expectativa está desancorada, e isso demanda ação do Banco Central”, completou.

    Entenda por que os juros caem nos EUA e sobem no Brasil

    Tópicos