BC da Turquia eleva taxa básica de juros, de 17,5% a 25%, para conter inflação
Fatores como alta do petróleo e deterioração acima do previsto nas expectativas de inflação estimularam adoção de medida, afirma BC turco
O Banco Central da Turquia decidiu elevar sua taxa básica de juros, de recompra em uma semana, de 17,5% a 25% nesta quinta-feira (24).
Em comunicado, o comitê do BC turco disse que optou por continuar com o processo de aperto monetário, a fim de conter a inflação recorde do país “o mais rápido possível”, ancorar expectativas inflacionárias e controlar a deterioração no comportamento de precificação.
Segundo o órgão, indicadores recentes apontam para uma alta continuada na tendência subjacente da inflação.
Fatores como a alta nos preços do petróleo, uma deterioração acima do previsto nas expectativas de inflação e no comportamento para precificação também afetam a economia, aponta o comunicado.
Ademais, o ciclo de aperto monetário pode seguir e novas altas podem acontecer, até que uma “melhora significativa na perspectiva de inflação seja alcançada”, afirma o comitê na nota.
O Banco Central da Turquia também disse que continuará a fazer decisões sobre aperto quantitativo e aperto no crédito seletivo, a fim de apoiar a postura da política monetária.