BC da Coreia do Sul realiza corte de juros inesperado e vê crescimento menor
O Banco Central da Coreia do Sul (BoK) cortou a taxa de recompra de sete dias em 25 pontos-base, a 3%, acelerando o ciclo de relaxamento monetário iniciado em outubro
O Banco Central da Coreia do Sul (BoK, pela sigla em inglês) cortou sua taxa básica de juros pela segunda vez consecutiva, em um gesto inesperado, e reduziu suas projeções de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), em uma tentativa de dar maior apoio à economia doméstica.
Em decisão nesta quinta-feira (28, pelo horário local), o BoK cortou a taxa de recompra de sete dias em 25 pontos-base, a 3%, acelerando o ciclo de relaxamento monetário iniciado em outubro, quando o juro básico sul-coreano foi reduzido pela primeira vez em quatro anos.
A decisão surpreendeu a maioria dos 21 economistas consultados pelo The Wall Street Journal, visto que 19 deles previam manutenção da taxa.
O BoK também revisou para baixo suas previsões de expansão do PIB da Coreia do Sul em 2024, para 2,3%, e 2025, para 1,9%. Antes, suas estimativas eram de altas de 2,5% e 2,1%, respectivamente.
Analistas vêm prevendo mais três a quatro reduções de juros ao longo do próximo ano, que trariam a taxa básica do país asiático a 2,5% ou 2,25%.