Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bancada feminina do Senado pede demissão de Pedro Guimarães da Caixa

    Presidente do banco estatal está sendo investigado pelo Ministério Público Federal (MPF) após denúncias de assédio sexual

    Douglas Portoda CNN , em São Paulo

    A líder da Bancada Feminina no Senado Federal, Eliziane Gama (Cidadania-MA), solicitou, nesta quarta-feira (29), a demissão do Presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, após o Ministério Público Federal (MPF) abrir um procedimento para avaliação de sua conduta por denúncias de assédio sexual.

    “É inadmissível que uma autoridade se valha do cargo para cometer crimes de assédio, reiteradas vezes, contra suas subordinadas. Lamentamos profundamente que ao menos cinco mulheres tenham sofrido tamanha violência no ambiente de trabalho, um procedimento abjeto e recorrente, que estaria sendo praticado pelo presidente da Caixa. Somos solidárias a elas”, diz trecho da nota.

    Eliziane encaminhou um ofício ao MPF solicitando celeridade nas investigações e que elas não sejam restritas apenas a Guimarães, mas a toda sua gestão. O pedido é justificado por indícios do aumento de denúncias de assédio desde 2019.

    Fontes do Ministério Público relataram que o procedimento corre sob sigilo judicial e está em fase de oitiva de testemunhas e de potenciais vítimas. A informação foi revelada pelo portal “Metrópoles”, na terça-feira (28), e confirmada pela CNN.

    Durante o lançamento de um novo programa de crédito rural que faz parte do Plano Safra, Guimarães afirmou que tem uma “vida inteira pautada pela ética” e agradeceu sua mulher, Manuella Pinheiro Guimarães.

    “Eu quero agradecer a presença de todos vocês, a da minha esposa. Acho que, de uma maneira muito clara, são quase 20 anos juntos, dois filhos e uma vida inteira pautada pela ética. Tanto é verdade que quando eu assumi o banco, tinha as piores ratings das estatais, 10 anos com balanço com ressalva, uma série de questões que todos vocês sabem, e hoje a gente é um exemplo”, proclamou.

    Ao final da fala, enquanto deixava o palco, o presidente do banco estatal também mostrou seu crachá para o público. Fontes afirmam à CNN que o presidente deve ser demitido ainda nesta quarta-feira.

    A exoneração célere faria parte de um esforço para tentar evitar uma contaminação da campanha à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).

    Segundo a analista de política da CNN Thais Arbex, ele deverá ser substituído por Daniella Marques, atual secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia.

    Tópicos