Aumento dos juros depende de projeções de inflação em setembro, diz Lagarde
Investidores estão esperando que o BCE se junte ao Fed e outro bancos para aumentar suas taxas de juros em 0,50 ponto de uma só vez


A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, disse nesta quinta-feira (9) que se as projeções de inflação do banco de setembro indicarem ritmo de crescimento dos preços em 2024 de 2,1% ou mais, o banco aumentará os juros em mais de 0,25 ponto percentual.
“Devemos manter o rumo e a determinação para conter a inflação”, disse Lagarde a repórteres em Amsterdã após a reunião de política monetária do banco.
Os investidores estão esperando que o BCE se junte ao Federal Reserve e alguns outros grandes bancos centrais para aumentar suas taxas de juros em 0,50 ponto de uma só vez em algum momento — um incremento maior do que tem sido usual desde a crise financeira global.
A precificação do mercado monetário sugere que o BCE aumentará os juros em 0,75 ponto no total nas duas próximas reuniões, o que implica em pelo menos um aumento de mais de 0,25 ponto percentual.