Ativistas processam diretores da Shell por “falhas na resposta” às mudanças climáticas
Organização explicou que o processo marca a primeira vez que os diretores corporativos podem ser responsabilizados pessoalmente pela ação de uma empresa em relação aos combustíveis fósseis
Um grupo de ativistas processou os diretores da Shell no Reino Unido pelo que considera falhas na resposta da petroleira às mudanças climáticas. O ClientEarth, um grupo de advogados ambientais que detém uma pequena participação na Shell, informou que abriu um processo contra o Conselho de Administração da empresa.
A organização explicou que o processo marca a primeira vez que os diretores corporativos podem ser responsabilizados pessoalmente pela ação de uma empresa em relação aos combustíveis fósseis.
O grupo, que disse ter o apoio de investidores institucionais que juntos detêm mais de 12 milhões de ações da Shell, acrescentou que a empresa não conseguiu estabelecer metas suficientes de redução de emissões.
Na semana passada, a Shell registrou um lucro anual recorde para o ano passado, juntando-se aos seus pares americanos na recuperação das perdas iniciais da pandemia, diante do aumento dos preços da energia.